Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 de julho na História

Hoje é dia de São Bernardo Realino; em 1966, a França realiza seu primeiro teste atômico; em 2008, Ingrid Betancourt é libertada de prisão das Farc; em 2019, acontece um eclipse solar total no Oceano Pacífico e no Hemisfério Sul


Por Redação Educadora Publicado 02/07/2020

Em 1966, a França realiza seu primeiro teste atômico
Em 2008, Ingrid Betancourt é libertada pelas Farc
Em 2019, um eclipse solar total ocorre no Oceano Pacífico e em partes do Hemisfério Sul

São Bernardo Realino

Diante da vida do santo de hoje, poderíamos afirmar que nada tinha para chegar aos altares, até que passou a ter tudo, pois decidiu-se por Jesus. Bernardino Realino nasceu em Capri, próximo a Nápoles, em 1530, numa família religiosa que o promoveu para os estudos de Direito, o qual exerceu em Nápoles.

Como era de costume na época, o jovem andava armado com um punhal, até que, diante de um desentendimento, feriu gravemente um adversário, e por isso, fugindo de complicações jurídicas e vingança, foi para o Norte da Itália.

Ao entrar na carreira política e administrativa, Bernardino progrediu, chegando a ser prefeito em muitas cidades. Jesus entrou em sua vida através de um sacerdote jesuíta, que falou sobre a riqueza da vida cristã e seus deveres. Dessa maneira, Bernardino começou a rezar com empenho o Santo Terço, que o arrancou de todo indiferentismo religioso.

Durante sua linda caminhada de fé e testemunho, descobriu sua vocação, renunciou a tudo e entrou, com 35 anos, na Companhia de Jesus. Encaminhou-se ao sacerdócio, exercendo-o na cidade de Lecce.

Como exemplo e reflexo do Bom Pastor, São Bernardino Realino, no confessionário, pregação e direção espiritual, salvava almas para Deus e com Deus, que o levou para o Céu com 86 anos

437 — O imperador Valentiniano III inicia seu reinado sobre o Império Romano do Ocidente. Sua mãe Gala Placídia encerra sua regência, mas continua exercendo influência política na corte de Roma.
936 — O rei Henrique I da Germânia morre em seu palácio real em Memleben. Ele é sucedido por seu filho Otão I, que se torna o governante da Frância Oriental.
963 — O exército bizantino proclama Nicéforo II FocasImperador dos Romanos nas planícies de Caiseri.
1298 — A Batalha de Göllheim é travada entre Alberto I da Germânia e Adolfo I de Nassau.
1494 — O Tratado de Tordesilhas é ratificado pela Espanha.
1505 — Aparição da Virgem Maria a um pastor espanhol, evento que deu origem à veneração mariana da Virgem do Caminho.
1555 — O almirante otomano Turgut Reis saqueia a cidade italiana de Paola. 1582 — Batalha de Yamazaki: Toyotomi Hideyoshi derrota Akechi Mitsuhide.
1644 — Guerra Civil Inglesa: Batalha de Marston Moor.
1698 — Thomas Savery patenteia o primeiro motor a vapor.
1776 — Revolução Americana: o Congresso Continental adota uma resolução cortando os laços com o Reino da Grã-Bretanha, embora a redação da Declaração de Independência formal só seja publicada em 4 de julho.
1823 — Dia da Independência da Bahia: derrota dos partidários da coroa portuguesa na província da Bahia.
1824 — Manoel de Carvalho proclama a Confederação do Equador em Pernambuco.
1839 — Vinte quilômetros da costa de Cuba, 53 rebeldes escravos africanos liderados por Sengbe Pieh assumem o navio de escravos La Amistad.
1856 — Criação no Brasil do primeiro Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, vindo a se transformar futuramente no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
1871 — Vítor Emanuel II da Itália entra em Roma após tê-la conquistado dos Estados Pontifícios.
1890 — O Congresso dos Estados Unidos aprova a Lei Sherman.
1897 — Guglielmo Marconi patenteia o rádio.
1900 — O condeFerdinand von Zeppelin fez a primeira demonstração de um dirigível no Lago Constança, na Alemanha.
1934 — A Noite das Facas Longas termina com a morte de Ernst Röhm.
1937 — Desaparecem no Oceano Pacífico, a americana pioneira da aviação Amelia Earhart e o navegador Fred Noonan, durante tentativa do primeiro voo equatorial ao redor do mundo.

1940

  • O líder da independência indiana, Subhas Chandra Bose, é preso e detido em Calcutá.
  • Instituída no Brasil a lei que regulamenta o salário mínimo.

1966 — A França realiza seu primeiro experimento atômico no atol de Mururoa. 1976 — Queda da República do Vietnã; o Vietnã do Norte comunista declara sua união para formar a República Socialista do Vietnã.
1997 — O Banco da Tailândia flutua o bate, provocando a crise financeira asiática.
2002 — Steve Fossett se torna a primeira pessoa a voar sozinho ao redor do mundo sem parada em um balão.
2008 — Conflito armado na Colômbia: Íngrid Betancourt, membro da Câmara de Representantes da Colômbia, é libertada do cativeiro depois de seis anos e meio de prisão pelas FARC.

2013

  • A União Astronômica Internacional nomeia os quarto e quinto satélites de Plutão, Cérbero e Estige.
  • Um sismo de magnitude 6,1 atinge Achém, na Indonésia, matando pelo menos 42 pessoas e ferindo outras 420.

2016 — O atentado suicida de Karrada, em Bagdá, mata pelo menos 341 pessoas. 2019 — Um eclipse solar total ocorre em partes do Pacífico Sul e da América do Sul.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.