Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

19 de setembro na História

Hoje é dia de São Januário; em 1944, é assinado o armistício entre Finlândia e União Soviética, na Segunda Guerra Mundial; em 1957, acontece o primeiro teste nuclear subterrâneo da História; em 2010, após quase 5 meses de vazamento, um poço de petróleo é selado no Golfo do México


Por Redação Educadora Publicado 19/09/2020
Foto: Divulgação/Nasa

Em 1944, na Segunda Guerra Mundial, é assinado o armistício entre Finlândia e União Soviética;
Em 1957, acontece o primeiro teste nuclear subterrâneo;
Em 2010, após quase 5 meses de vazamento, um poço de petróleo é selado no Golfo do México, após uma explosão em uma plataforma de extração de petróleo;

São Januário
A história do santo deste dia se entrelaça com a cidade italiana de Nápoles, onde o corpo e sangue de Januário estão guardados. Este santo viveu no fim do século III e se tornara Bispo de Benevento, cidade próxima a Nápoles.

Como cristão estava constantemente se preparando para testemunhar (se preciso com o derramamento do próprio sangue) seu amor ao Senhor, já que naqueles tempos em que a Igreja estava sendo perseguida, não era difícil ser preso, condenado e martirizado pelos inimigos da Verdade.

Na função de Bispo foi zeloso, bondoso e sábio, até ser juntamente com seus diáconos, preso e condenado a virar comida dos leões no anfiteatro da cidade de Pozzuoli (a primeira terra italiana que pisou o apóstolo Paulo a caminho de Roma). Igual ao profeta Daniel e muitos outros, as feras lamberam, mas não avançaram nestes homens protegidos por Jesus. Nesse caso, sob a ordem do terrível imperador Diocleciano (último grande perseguidor), a única solução era a espada manejada pela irracional maldade humana. Foram decapitados. Isto ocorreu no ano 305.

Alguns cristãos, piedosamente, recolheram numa ampola o sangue do Bispo Januário para conservá-lo como preciosa relíquia e seu corpo acabou na Catedral de Nápoles. A partir disso, os napolitanos começaram a venerar o santo como protetor da peste e das erupções do vulcão Vesúvio.

Dentre tantos milagres alcançados pela sua intercessão, talvez o maior se deve ao seu sangue,“aquele guardado na ampola”. Acontece que o sangue é exposto na Catedral, no dia da festa de São Januário e o extraordinário é que há séculos, o sangue, durante uma cerimônia, do estado sólido passa para o estado líquido, mudando de cor, de volume e até seu peso duplica. A multidão edificada se manifesta com gritos, enquanto a ciência, que já provou ser sangue humano, silencia quanto a uma explicação para este fato, esclarecido somente pela fé.

335 — Dalmácio é elevado ao posto de César por seu tio, Constantino, o Grande. 634 — O cerco de Damasco termina com a entrega da cidade ao Califado Ortodoxo pelos bizantinos.
1356 — Batalha de Poitiers, no âmbito da Guerra dos Cem Anos, na qual João II, o Bom, rei da França, é capturado pelos ingleses.
1676 — Rebeldes sob o comando de Nathaniel Baconincendeiam a cidade americana de Jamestown, na Virgínia.
1777 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: as forças britânicas conquistam uma vitória taticamente cara sobre o Exército Continental na Primeira Batalha de Saratoga.
1846 — Duas crianças pastoras francesas, Mélanie Calvat e Maximin Giraud, vivenciam uma aparição mariana no topo de uma montanha perto de La Salette, na França, agora conhecida como Nossa Senhora de La Salette.
1852 — Annibale de Gasparis descobre o asteroide Massalia da cúpula norte do Observatório Astronômico de Capodimonte.
1868 — A revolução La Gloriosa começa em Cádis, Espanha.
1918 — Primeira Guerra Mundial, Teatro de operações do Médio Oriente: primeiro dia das batalhas de Sarom e de Nablus, conhecidas conjuntamente como Batalha de Megido. Tulcarém é capturada pelos britânicos, que também lançam o terceiro ataque transjordano.

1944

  • Segunda Guerra Mundial: é assinado o Armistício de Moscou entre a Finlândia e a União Soviética.
  • Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha da Floresta de Hürtgen. Será a batalha individual mais longa que o Exército dos Estados Unidos já travou.

1946 — O Conselho da Europa é fundado após um discurso de Winston Churchill na Universidade de Zurique.
1957 Plumbbob Rainier se torna a primeira explosão nuclear a ser totalmente contida no subsolo, não produzindo precipitação.
1958 — Proclamação do Governo Provisório da República Argelina (GPRA) a partir do Cairo.
1976 — Dois jatos F-4 Phantom II da Força Aérea Imperial Iraniana voam para investigar um objeto voador não identificado, quando ambos perdem a instrumentação e as comunicações à medida que se aproximam, apenas para restaurá-los após a retirada.
1978 — Ilhas Salomão são admitidas como Estado-Membro da ONU.
1983 — Independência de São Cristóvão e Nevis.
1985 — A Cidade do México é abalada por um sismo de magnitude 8.1 na escala de Richter provocando 9 500 mortos, 35 000 feridos e 100 000 desalojados.
1989 — Uma bomba destrói no ar o voo UTA 772 acima do deserto de Tùnùrù, no Níger, matando todos os 170 passageiros e tripulantes. 1991 — Ötzi, o Homem do Gelo, é descoberto nos Alpes, na fronteira entre a Itália e a Áustria.
2006 — Golpe de Estado na Tailândia derruba o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra. A constituição é suspensa e é promulgada a lei marcial.
2010 — O poço de petróleo é finalmente selado, após muitos dias de derrame em decorrência da Explosão da plataforma Deepwater Horizon em 20 de abril.
2011 — Encerram-se as emissões da RTPN, e abrem-se as emissões da RTP Informação com o Bom Dia Portugal.
2017 — Sismo de Puebla, no México, ocorrido no 25.º aniversário do sismo de 1985, causa 370 mortos e mais de 6 000 feridos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.