Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

18 de março na História

Hoje é dia de São Cirilo de Jerusalém; em 1969, os EUA começam a bombardear secretamente o Vietnã; em 1989, é inaugurado o Memorial da América Latina; em 2014, Rússia e Crimeia assinam acordo de adesão


Por Redação Educadora Publicado 18/03/2020
Foto: Divulgação

Em 1969, os Estados Unidos começam a bombardear secretamente territórios estratégicos no Vietnã;

Em 1989, é inaugurado o Memorial da América Latina, em São Paulo;

Em 2014, parlamentos da Rússia e Crimeia assinam o tratado de adesão.

São Cirilo de Jerusalém

Nasceu no ano de 315, e foi muito bem formado em Jerusalém. Ordenado sacerdote, poucos anos depois, em 348, já era bispo. Faleceu em 386. Empenhou-se nas catequeses para bem formar o povo de Deus, na verdade e no amor, formando-os também com sua vida. Muitos cristãos cediam às heresias, e Cirilo pagou o preço. Por três vezes foi desterrado sendo que, na última vez, teve que ficar 11 anos fora do seu pastoreio, percorrendo cidades na Ásia, como um peregrino, tendo uma vida cenobítica até que em 362 pôde retornar.

São Cirilo ajudou os corações dos fiéis a mergulharem no mistério pascal, que é o coração da fé católica: o Crucificado que ressuscitou. Deixou muito presente para os cristãos do século IV a verdade da Eucaristia. Ele ensinava que era preciso fazer com as mãos, um trono – mão esquerda apoiada sobre a direita, para receber o Corpo do Senhor. E de estarmos atentos aos fragmentos, onde também há a presença real de Jesus.

·  37 — O senado romano anula o testamento de Tibério e proclama Calígula imperador.

·  417 — É eleito o Papa Zósimo, 41.º papa, que sucedeu ao Papa Inocêncio I.

·  633 — Guerras Ridda: a península Arábica é unificada sob a autoridade central do califa Abacar.

·  731 — Papa Gregório III é eleito 90.º papa, em substituição a Papa Gregório II.

·  1229 — O imperador romano-germânico Frederico II declara-se Rei de Jerusalém durante a Sexta Cruzada.

·  1241 — Cracóvia é destruída pelos mongóis.

·  1314 — Tiago de Molay, o 23.º e último grão-mestre dos Cavaleiros Templários, e alguns dos seus companheiros d´armas morrem queimados na fogueira.

·  1438 — Alberto II de Habsburgo torna-se Rei da Germânia.

·  1766 — Revolução Americana: o Parlamento britânico revoga a Lei do selo.

·  1793 — Guerras revolucionárias francesas: os austríacos vencem a Batalha de Neerwinden e expulsam temporariamente os franceses dos Países Baixos.

·  1845 — Assinado o Tratado de Lalla Maghnia por Marrocos e França, definindo a fronteira entre Marrocos e a Argélia Francesa.

·  1848 — Revolução de Março: em Berlim há uma luta entre civis e militares, que custa a vida de cerca de 300 pessoas.

·  1865 — Guerra do Paraguai: o Paraguai declara guerra à Argentina.

·  1871 — O presidente do governo francês, Adolphe Thiers, fracassa na tentativa de desarmar a Guarda Nacional em Paris. A população se rebela, expulsa o contingente que tentava o desarmamento tendo assim se iniciado a independência de Paris em relação à Assembleia Constituinte em Versalhes.

·  1890 — Otto von Bismarck demite-se do cargo de Chanceler da Alemanha em virtude de crescentes divergências com o novo cáiser, Guilherme II.

·  1906 — Traian Vuia voa uma aeronave mais pesada que o ar por 11 metros a uma altitude de um metro.

·  1913 — O rei Jorge I da Grécia é assassinado na cidade recentemente libertada de Salonica.

·  1915 — Primeira Guerra Mundial: intenso ataque naval na Campanha de Galípoli. Três couraçados são afundados durante o fracassado ataque naval britânico e francês no estreito de Dardanelos.

·  1921 — A segunda Paz de Riga é assinada entre a Polônia e a União Soviética.

·  1922 — Na Índia, Mahatma Gandhi é sentenciado a seis anos de prisão por desobediência civil. Ele ficaria preso apenas por dois anos.

·  1937

  • Guerra Civil Espanhola: forças republicanas espanholas derrotam as forças italianas na Batalha de Guadalajara.
  • Uma aeronave de propulsão humana, Pedaliante, voa um quilômetro nos arredores de Milão, Itália.

·  1938 — O México nacionaliza todas as propriedades de companhias de petróleo estrangeiras dentro de seu território.

·  1940 — Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler e Benito Mussolini se reúnem em Passo do Brennero nos Alpes e concordam em formar uma aliança contra a França e o Reino Unido.

·  1944 — A erupção do Monte Vesúvio, na Itália mata 26 pessoas e faz com que milhares de pessoas deixem suas casas.

·  1946 — As relações diplomáticas entre a Suíça e a União Soviética são estabelecidas.

·  1948 — Os consultores soviéticos deixam a Iugoslávia no primeiro sinal da Ruptura Tito-Stalin.

·  1962 — Os Acordos de Évian encerram com a Guerra de Independência da Argélia, que havia começado em 1954.

·  1965 — O cosmonauta soviético Aleksei Leonov, deixa a nave espacial Voskhod 2 por 12 minutos e torna-se a primeira pessoa a caminhar no espaço.

·  1969 — Os Estados Unidos começam secretamente a bombardear pontos estratégicos no leste do Camboja, utilizada por forças comunistas para se infiltrar no Vietnã do Sul.

·  1970 — Lon Nol expulsa o príncipe Norodom Sihanouk do Camboja.

·  1974 — Crise do petróleo: a maioria dos países membros da OPEP encerra o embargo de petróleo de cinco meses contra os Estados Unidos, Europa e Japão.

·  1980 — No Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia, 50 pessoas morrem na explosão de um foguete Vostok-2M em sua plataforma de lançamento durante uma operação de abastecimento.

·  1981 — Entra em vigor o Tratado de Montevidéu, que institucionaliza a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

·  1989 — Em São Paulo é inaugurado o Memorial da América Latina, um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer com o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

·  1994 — Bosníacos da Bósnia e croatas assinam o acordo de Washington, encerrando com a guerra entre a República Croata da Herzeg-Bósnia e a República da Bósnia e Herzegovina, e estabelecem a Federação da Bósnia e Herzegovina.

·  2005 — O tubo que conduzia alimentos para Terri Schiavo é removido por solicitação de seu marido, provocando um debate mundial com relação à eutanásia.

·  2011 — A sonda MESSENGER chegou à órbita de Mercúrio.

·  2014 — Os parlamentos da Rússia e da Crimeia assinam um tratado de adesão.

·  2015 — O Museu Nacional do Bardo na Tunísia é atacado por homens armados. 23 pessoas, quase todas turistas, são mortas, e pelo menos 50 outras pessoas ficam feridas. ·  2019 — Atirador mata três pessoas e fere outras cinco em Utrecht, Países Baixos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.