Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

18 de agosto na História

Hoje é dia de Santa Helena; em 1942, manifestantes pressionam a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra o Eixo; em 1964, a África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio por conta do regime do Apartheid; em 1991, o presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, é posto em prisão domiciliar em tentativa de golpe de estado


Por Redação Educadora Publicado 18/08/2020
Mikhail Gorbachev

Em 1942, manifestantes exigem a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra o Eixo;
Em 1964, a África do Sul é oficialmente banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio por não acabarem com o regime do Apartheid;
Em 1991, o presidente soviético Mikhail Gorbachev é colocado em prisão domiciliar em uma tentativa de golpe de estado;

Santa Helena
Nascida no ano de 255 em Bitínia, de família plebeia, no tempo da juventude trabalhava numa pensão, até conhecer e casar-se com o oficial do exército romano, chamado Constâncio Cloro.

Fruto do casamento de Helena foi Constantino, o futuro Imperador, o qual tornou-se seu consolo quando Constâncio Cloro deixou-a para casar-se com a princesa Teodora e governar o Império Romano. Diante do falecimento do esposo, o filho que avançava na carreira militar substituiu o pai na função imperial, e devido a vitória alcançada nas portas de Roma, tornou-se Imperador.

Aconteceu que Helena converteu-se ao Cristianismo, ou ainda tenha sido convertida pelo filho que decidiu seguir Jesus e proclamar em 313 o Édito de Milão, o qual deu liberdade à religião cristã, isto depois de vencer uma terrível batalha a partir de uma visão da Cruz. Certeza é que no Império Romano a fervorosa e religiosa Santa Helena foi quem encontrou a Cruz de Jesus e ajudou a Igreja de Cristo, a qual saindo das catacumbas pôde evangelizar e com o auxílio de Santa Helena construir basílicas nos lugares santos.

Faleceu em 327 ou 328 em Nicomédia, pouco depois de sua visita à Terra Santa. Os seus restos foram transportados para Roma, onde se vê ainda agora, no Vaticano, o sarcófago de pórfiro que os inclui.

797 — Irene de Atenas destrona o filho Constantino VI e passa a governar sozinha como imperatriz bizantina.
1572 — Casamento em Paris, do rei huguenoteHenrique III de Navarra e Margarida de Valois, numa suposta tentativa de reconciliar católicos e protestantes.
1634 — Urbain Grandier, acusado e condenado por feitiçaria, é queimado vivo em Loudun, na França.
1765 — Com a morte de Francisco I da Germânia, José II da Áustria é o seu sucessor no Sacro Império Romano e é corregente com Maria Teresa na Boêmia e na Hungria.
1868 — O astrônomo francês Pierre Janssendescobre o hélio.
1877 — Asaph Hall descobre Fobos, um satélite natural do planeta Marte.
1903 — O engenheiro alemão Karl Jatho supostamente pilota seu avião de asa-delta motorizado quatro meses antes do primeiro voo dos irmãos Wright.
1914 — Início da invasão da Galicia (parte do Império Austro-Húngaro) pelas forças russas.
1942 — Manifestações no Brasil exigiam que o governo de Getúlio Vargas entrasse na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo. No início da guerra, Getúlio manifestou-se favorável à política do Eixo.
1964 — A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid.
1991 — Colapso da União Soviética: O presidente soviéticoMikhail Gorbachev é colocado sob prisão domiciliar durante suas férias na Crimeia. O golpe, liderado por oito linhas-duras de alta patente, logo é detido.
2008 — Guerra do Afeganistão: ocorre a emboscada no Vale de Uzbin.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.