Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

16 de julho na História

Hoje é dia de Nossa Senhora do Carmo; em 1934, é promulgada a Constituição de 1934; em 1945, os EUA fazem o primeiro teste bem sucedido de uma bomba atômica e dão início à Era Nuclear; em 1969, é lançada a missão Apollo 11, a primeira tripulada que chegou à Lua


Por Redação Educadora Publicado 16/07/2020
Foto: Divulgação/Nasa

Em 1934, é promulgada a Constituição de 1934;

Em 1945, os Estado Unidos testam a com sucesso a primeira bomba atômica, dando início à Era Nuclear;

Em 1969, é lançada a missão Apollo 11, a primeira missão tripulada a chegar à Lua;

Nossa Senhora do Carmo

Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”.

Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi prefigurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45).

Estes profetas foram “participantes” da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”.

Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.

Fonte: Canção Nova

  • 622 — Começo do Calendário islâmico, com a fuga do profeta Maomé para Medina, na Arábia Saudita.
  • 997 — Batalha de Spercheios: as forças búlgaras do czar Samuel são derrotadas por um exército bizantino sob comando do general Nicéforo Urano, no rio Spercheios, Grécia.
  • 1054 — Três legados romanos rompem relações entre as Igrejas cristãs do Ocidente e do Oriente em razão do ato de terem colocado uma bula pontifícia de Excomunhão, emitida de forma inválida, no altar da Basílica de Santa Sofia durante a liturgia divina da tarde de sábado. Os historiadores frequentemente descrevem o evento como o início do Grande Cisma.
  • 1212 — Batalha de Navas de Tolosa: depois que o Papa Inocêncio III convocou os cavaleiros europeus para uma cruzada, as forças dos reis Afonso VIII de Castela, Sancho VII de Navarra, Pedro II de Aragão e Afonso II de Portugal derrotam as tropas muçulmanas berberes do Califado Almóada, marcando um ponto de virada significativo na Reconquista e na história medieval da Espanha.
  • 1232 — A cidade espanhola de Arjona declara a independência e nomeia seu nativo Maomé ibn Yusuf como governante. Isso marca a primeira ascensão de Maomé à proeminência; mais tarde, ele estabeleceria o Emirado nasrida de Granada, o último estado muçulmano independente na Espanha.
  • 1849 — Antônio Maria Claret funda a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, popularmente conhecida como os claretianos em Vic, na província de Barcelona, Catalunha, Espanha.
  • 1861 — Guerra de Secessão: por ordem do presidente Abraham Lincoln, as tropas da União iniciam uma marcha de 25 milhas para a Virgínia para o que se tornará a Primeira Batalha de Bull Run, a primeira grande batalha terrestre da guerra.
  • 1909 — Revolução Constitucional Persa: Maomé Ali Xá Qajar é forçado a abdicar como Xá da Pérsia e é substituído por seu filho Amade Cajar.
  • 1934 — Promulgação da Constituição brasileira de 1934.
  • 1945
    • Segunda Guerra Mundial: o cruzador pesado USS Indianapolis deixa São Francisco com o núcleo de urânio e outros componentes da bomba “Little Boy” a bordo com destino à ilha Tinian.
    • Segunda Guerra Mundial: Projeto Manhattan: a Era Atômica começa quando os Estados Unidos detonam com sucesso uma bomba nuclear de teste baseada em plutônio perto de Alamogordo, Novo México.
  • 1965 — Aberto ao trânsito o Túnel do Monte Branco, ligando a França e a Itália.
  • 1969 — Lançamento da missão espacial norte americana Apollo 11 no Complexo de Lançamento 39, do Centro Espacial Kennedy, (Flórida) que seria a primeira missão tripulada a chegar à Lua.
  • 1990 — O Conselho Supremo da Ucrânia declara a soberania do Estado sobre o território da República Socialista Soviética da Ucrânia.
  • 2004 — Millennium Park, considerado o primeiro e mais ambicioso projeto arquitetônico do início do século XXI de Chicago, é aberto ao público pelo prefeito Richard M. Daley.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.