Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

16 de fevereiro na História

Hoje é dia de São Onésimo; em 1867, é inaugurada a primeira Estação da Luz; em 2005, o Protocolo de Quioto entra em vigor; em 2018, o Governo Federal determina intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro


Por Redação Educadora Publicado 16/02/2020
Intervenção federal no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Em 1867, é inaugurada a primeira Estação da Luz, em São Paulo;

Em 2005, o Protocolo de Quioto entra em vigor;

Em 2018, o Governo Federal determina intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro

Santo Onésimo

Bispo e mártir, Santo Onésimo teve em sua história São Paulo e também os amigos dele. O que se sabe concretamente sobre Onésimo está testemunhado na carta de São Paulo a Filémon que começa assim: “Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e seu irmão Timóteo, a Filémon, nosso muito amado colaborador” (Filémon 1,1). Foi nessa missão de São Paulo que ele encontrou-se com um fugitivo escravo chamado Onésimo, cujo nome significa, em grego, útil.

Onésimo abandonou a casa de seu senhor, provavelmente levando os bens próprios deste. A partir do versículo 8, São Paulo, pede para seu amigo uma intercessão. “Por esse motivo, se bem que eu tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te o que é da tua obrigação, prefiro fazer apenas um apelo para a sua caridade. Eu, Paulo, idoso como estou e, agora, preso por Jesus Cristo, venho suplicar-te em favor deste meu filho que gerei na prisão: Onésimo” (Filémon 1,8-10). Esta expressão de São Paulo, de gerar, significa evangelizar, cuidar; não apenas dar a conhecer a Cristo, mas acompanhar o crescimento do cristão.

  • 1249 — André de Longjumeau é enviado por Luís IX da França como seu embaixador para se encontrar com o cagano do Império Mongol.
  • 1630 — Invasões holandesas no Brasil: tropas holandesas, comandadas por Hendrick Lonck, conquistam Olinda e depois Recife, que se tornam parte da Nova Holanda.
  • 1699 — Emitido o primeiro documento de Leopoldo I do Sacro Império Romano-Germânico reconhecendo que o clero católico grego gozava dos mesmos privilégios que os sacerdotes católicos no Principado da Transilvânia.
  • 1867
    • Abertura ao tráfego da primeira ferrovia do estado de São Paulo, a São Paulo Railway.
    • Inauguração da primeira Estação da Luz, em São Paulo.
  • 1918 — Conselho da Lituânia aprova por unanimidade o Ato da Independência, declarando a Lituânia como um Estado independente.
  • 1937 — Wallace Carothers recebe uma patente dos Estados Unidos para o náilon.
  • 1943 — Segunda Guerra Mundial: nas primeiras fases da Terceira batalha de Carcóvia, as tropas do Exército Vermelho retomam a cidade.
  • 1961 — Programa Explorer: o Explorer 9 é lançado.
  • 2005 — Entra em vigor o Protocolo de Quioto após a sua ratificação pela Rússia.
  • 2018 — Governo do Brasil decreta intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, pela primeira vez sob a vigência da Constituição de 1988.

Datas Comemorativas

Dia do Repórter

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.