Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

14 de setembro na História

Hoje é dia da Exaltação da Santa Cruz; em 1917, o Império Russo é formalmente substituído pela República Russa; em 1960, é fundada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo; em 2000, a Microsoft lança o Windows ME


Por Redação Educadora Publicado 14/09/2020
Petróleo sobe acima de US$ 105 após invasão da Rússia na Ucrânia
Foto: Divulgação

Em 1917, o Império Russo é formalmente substituído pela República Russa;
Em 1960, é fundada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a Opep;
Em 2000, a Microsoft lança o Windows ME;

Exaltação da Santa Cruz
Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso : “Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos ” (I Cor 1,23).

Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio.

Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: “Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada”. “Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”

81 — Domiciano torna-se imperador do Império Romano após a morte de seu irmão Tito.
629 — O imperador Heráclio entra em Constantinopla em triunfo após sua vitória sobre o Império Persa.
786 — “Noite dos três califas”: Harune Arraxide torna-se o califa abássida após a morte de seu irmão Alhadi. Nascimento do filho de Harune, Almamune.
1180 — Guerras Genpei: Batalha de Ishibashiyama no Japão.
1210 — Fundação da Ordem da Santa Cruz pelo beatoTeodoro de Celles. 1524 — Fundação em Roma da Ordem dos Clérigos Regulares por Caetano de Thiene e Gian Pietro Carafa.
1607 — Fuga dos Condes de Lough Swilly, Donegal, Irlanda.
1752 — O Império Britânico adota o calendário gregoriano, saltando onze dias (o dia anterior foi 2 de setembro).
1791 — Os Estados Papais perdem Avinhão para a França Revolucionária.
1812 — Guerras Napoleônicas: o Grande Armée francês entra em Moscou. O incêndio da cidade começa assim que as tropas russas deixam o local.
1829 — O Império Otomano assina o Tratado de Adrianópolis com a Rússia, terminando assim a Guerra Russo-Turca.
1862 — Guerra de Secessão: ocorre a Batalha de South Mountain, parte da Campanha de Maryland.
1901 — O presidente dos Estados Unidos, William McKinley, morre após uma tentativa de assassinato em 6 de setembro e é sucedido pelo vice-presidente Theodore Roosevelt.
1917 — O Império Russo é formalmente substituído pela República Russa.
1948 — O Exército Indiano captura a cidade de Aurangabad como parte da Operação Polo.
1958 — Os dois primeiros foguetes alemães do pós-guerra, projetados pelo engenheiro alemão Ernst Mohr, alcançam a Mesosfera.
1959 — A sonda soviética Luna 2 se choca com a Lua, tornando-se o primeiro objeto feito pelo homem a alcançá-la.
1960

  • É fundada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
  • Crise do Congo: com a ajuda da CIA, Mobutu Sese Seko toma o poder em um golpe militar, suspendendo o parlamento e a constituição.

1968 — Lançamento da sonda Zond 5 da Base de Baikonur.
1974 — Inaugurada a Linha Azul, a primeira linha do Metrô de São Paulo.
1979 — O presidente afegão Nur Mohammad Taraki é assassinado sob a ordem de Hafizullah Amin, que se torna o novo presidente.
1985 — É aberta ao tráfego a Ponte Penang, a mais longa da Malásia, conectando a ilha de Penang ao continente.
1992 — O Tribunal Constitucional da Bósnia e Herzegovina declara ilegal a separação da República Croata da Herzeg-Bósnia.
1998 — João Paulo II publica a encíclica “Fides et Ratio”.
1999 — Kiribati, Nauru e Tonga são admitidos como Estados-Membro da ONU.
2000 — Microsoft lança o Windows ME.
2003 — Em um referendo, a Estônia aprova a adesão à União Europeia.
2007 — Crise econômica de 2007–2008: o banco Northern Rock experimenta a primeira corrida aos bancos no Reino Unido em 150 anos.
2018 — O Furacão Florence chega a terra firme perto de Wrightsville Beach, na Carolina do Norte, causando inundações catastróficas em muitas áreas ao longo da costa do estado.
2019 — Ataques de drones a duas grandes instalações petrolíferas na Arábia Saudita obrigam o país a cortar mais da metade de sua produção de petróleo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.