Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

14 de julho na História

Hoje é dia de São Camilo de Lélis; em 1789, começa a Revolução Francesa após a tomada da Bastilha; em 1933, todos os partidos políticos alamães são proibidos, com exceção do Partido Nazista; em 1969, depois da derrota da seleção hondurenha para El Salvador, uma revolta contra trabalhadores salvadorenhos começa em Honduras


Por Redação Educadora Publicado 14/07/2020
Foto: Reprodução

Em 1789, começa a Revolução Francesa com a tomada da Bastilha;

Em 1933, todos os partidos políticos alemães passam a ser proibidos, exceto o Partido Nazista;

Em 1969, depois da derrota da seleção hondurenha para El Salvador, uma revolta contra trabalhadores salvadorenhos começa em Honduras;

São Camilo de Lélis

asceu no ano de 1550 na Itália. Filho de pai militar, também seguiu essa carreira, mas não pode prosseguir devido a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes.

Porém, ele deu um ‘sim’ ao pecado, entregando-se ao vício do jogo, onde perdeu tudo e ficou na miséria total. Saiu do hospital devido o seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar na obra de Deus.

Com 25 anos começou o seu processo de conversão. No hospital em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo e também o carisma dos ‘Camilianos’. Camilo também viveu uma bela amizade com São Felipe Néri.

Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino. E muitos se juntaram a ele nessa obra. Em cada sofredor está a presença do Crucificado.

São Camilo partiu para o céu em 1614.

Fonte: Canção Nova

  • 756 — Rebelião de An Lushuan: o imperador Xuanzong foge da capital Changan enquanto as forças de An Lushan avançam em direção à cidade.
  • 1570 — O papa São Pio V publica o Missal Romano do Concilio de Trento (a Missa tridentina) com a bula pontifícia Quo Primum Tempore.
  • 1789 — Início da Revolução Francesa: parisienses tomam a Bastilha, a prisão do regime monárquico, e libertam sete prisioneiros políticos.
  • 1790 — Revolução Francesa: os cidadãos de Paris celebram a unidade do povo francês e a reconciliação nacional na Fête de la Fédération.
  • 1791 — Distúrbios de Priestley dirigidos a Joseph Priestley, um defensor da Revolução Francesa, em Birmingham, Inglaterra.
  • 1909 — Inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
  • 1933 — Gleichschaltung: na Alemanha, todos os partidos políticos são proibidos, exceto o Partido Nazista.
  • 1958 — Revolução de 14 de Julho: no Iraque, a monarquia é derrubada pelas forças populares lideradas por Abd al-Karim Qasim, que se torna o novo líder da nação.
  • 1965 — O satélite americano Mariner 4 é o primeiro a mandar para a Terra fotografias do planeta Marte.
  • 1969 — Guerra do Futebol: depois que Honduras perde uma partida de futebol contra El Salvador, surgem revoltas em Honduras contra trabalhadores migrantes salvadorenhos.
  • 2015 — Sonda espacial New Horizons sobrevoa Plutão após nove anos e meio de missão no espaço.
  • 2016 — Um ataque terrorista em Nice, na França, mata 86 civis e fere mais de 400 pessoas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.