Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

13 de julho na História

Hoje é dia dos santos Henrique e Cunegundes; em 1917, acontece a terceira aparição de Nossa Senhora às crianças de Fátima; em 1985, acontece o festival beneficente Live Aid;; em 1990, é instituído no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente


Por Redação Educadora Publicado 13/07/2020
Foto: Reprodução

Em 1917, acontece a terceira aparição de Nossa Senhora às crianças de Fátima;

Em 1985, acontece o festival beneficente Live Aid;

Em 1990, é instituído no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente;

Santo Henrique e Santa Cunegundes

Muitos acusam a Idade Média como um “tempo de trevas” na História, e não tem como não pensar nisto se não abrirmos os olhos e olharmos para o alto, pois neste lugar é que se encontram as luzes deste período, ou seja, os inúmeros santos e santas.

Henrique e Cunegundes fazem parte deste “lustre”, pois viveram uma perfeita harmonia de afetos, projetos e ideais de santidade.

Henrique era filho de duque e nasceu num castelo na Alemanha em 973. Pertencia à uma família santa e por isso foi educado também por cônegos e, mais tarde, pelo bispo de Ratisbona, adquirindo assim toda uma especial formação cristã.

Conta-se que espiritualmente ele preparou-se intensamente para assumir o trono da Alemanha, mas isto sem saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: “Entre seis”; e com isto interpretou primeiramente que teria seis dias antes de morrer, mas, como não aconteceu, preparou-se em vista de seis meses e em seguida seis anos até, por Providência, assumir o reinado.

No caso de Henrique o adágio de que “por trás de um grande homem está uma grande mulher” funcionou, pois casou-se com a princesa de Luxemburgo, Cunegundes, uma mulher de muitas virtudes e inúmeros dons ao ponto de ajudar por 27 anos seu esposo na organização do império e implantação do Reino de Deus.

Com a morte de Henrique II e seu reconhecimento de santidade, Cunegundes foi morar num mosteiro, onde cortou o cabelo, vestiu hábito pobre e passou a obedecer suas superioras até ir ao encontro de Henrique no céu, isto quando tinha 61 anos.

Sendo assim, ambos morreram sob a coroa de Sacro Romano no império terrestre e a coroa da Glória no império celeste.

Fonte: Canção Nova

  • 1174 — Guilherme I da Escócia, um importante rebelde na Revolta de 1173-1174, é capturado em Alnwick pelas forças leais a Henrique II da Inglaterra.
  • 1787 — O Congresso Continental promulga a Lei Noroeste estabelecendo regras de governo para o Território do Noroeste. Também estabelece procedimentos para a admissão de novos estados e limita a expansão da escravidão.
  • 1793 — A monarquista Charlotte Corday entra na casa do líder revolucionário francês Jean-Paul Marat, assassinando-o enquanto ele está na banheira.
  • 1878 — Tratado de Berlim: as potências europeias redesenham o mapa dos Bálcãs. Sérvia, Montenegro e Romênia se tornam completamente independentes do Império Otomano.
  • 1917 — Ocorre a terceira das seis aparições da Virgem Maria às três crianças de Fátima, Portugal.
  • 1919 — O dirigível britânico R34 pousa em Norfolk, na Inglaterra, completando a primeira viagem de volta através do Atlântico em 182 horas de voo.
  • 1977 — Somália declara guerra à Etiópia, iniciando a Guerra de Ogaden.
  • 1985 — O concerto beneficente Live Aid acontece em Londres e na Filadélfia, bem como em outros locais como Moscou e Sydney.
  • 1990 — Instituído no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei N° 8069/90.
  • 2008 — Começa a Batalha de Wanat, quando guerrilheiros do Talibã e da al-Qaeda atacam as tropas do Exército dos Estados Unidos e do Exército Nacional do Afeganistão. As mortes dos soldados americanos foram, naquela época, as maiores em uma única batalha desde o início das operações em 2001.
  • 2019 — O Spektr-Roentgen-Gamma, um telescópio espacial russo-germânico de alta energia, é lançado do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.