Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

12 de junho na História

Hoje é dia de São Gaspar de Búfalo; em 2000, o ônibus da linha 174 é sequestrado no Rio de Janeiro; em 2016, um ataque a uma boate gay em Orlando, na Flórida, deixa 49 mortos e 58 feridos; em 2018, Donald Trump e Kim Jong-un se encontram em Singapura


Por Redação Educadora Publicado 12/06/2020
Foto: Reprodução

Em 2000, o ônibus da linha 174 é sequestrado e reféns são mantidos dentro do veículo por cerca de 4 horas, no Rio de Janeiro;

Em 2016, quarenta e nove pessoas são mortas em um ataque a uma boate gay em Orlando, nos Estados Unidos;

Em 2018, Donald Trump e Kim Jong-um fazem uma reunião na Ilha Sentosa, em Singapura;

São Gaspar de Búfalo

Gaspar nasceu no dia 6 de janeiro de 1786, em Roma. Filho de Antônio e Anunciata Quarteroni. Foi companheiro de Vicente Strambi nas missões, o qual o definia como “terremoto espiritual”. O povo o chamava de “anjo da paz”, devido suas pregações serem pacíficas e caridosas. Com estas armas da paz e da caridade conseguiu conter os bandidos que proliferavam nas periferias de Roma.

O Papa Leão XII recorreu a Gaspar de Búfalo devido a proliferação do banditismo, o qual, conseguiu amansar os mais temíveis bandidos. O Papa João XXIII definiu-lhe como: “Glória toda resplandecente do clero romano, verdadeiro e maior apóstolo da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus no mundo”. Em 1810, uma piedosa religiosa dizia que surgiria um zeloso sacerdote que sacudiria o povo da sua indiferença, mediante a propagação da devoção ao Precioso Sangue de Cristo. Naquele ano Gaspar de Búfalo, com dois anos de sacerdócio, tinha sido preso por ter rejeitado o juramento de fidelidade a Napoleão. Libertado do cárcere, após a queda de Napoleão, Gaspar recebeu de Pio VII a incumbência de se dedicar às missões populares pela restauração religiosa e moral do Estado Pontifício. Ele empreendeu essa nova cruzada em nome do Precioso Sangue de Jesus, tornando-se o ardoroso apóstolo desta devoção.

Faleceu no dia 28 de dezembro de 1837, em Roma, em um quarto em cima do Teatro Marcelo, São Vicente Palloti, seu contemporâneo, teve a visão de sua alma que subia ao encontro de Cristo, como uma estrela luminosa. A fama de sua santidade não demorou a atingir o mundo todo. Beatificado em 1904, foi canonizado por Pio XII em 1954.

Fonte: Canção Nova

  • 1418 — Guerra civil dos Armagnacs e Borguinhões: os parisienses assassinam Bernardo VII, Conde de Armagnac e seus suspeitos simpatizantes, juntamente com todos os prisioneiros, banqueiros estrangeiros e estudantes e professores do Colégio de Navarra.
  • 1560 — Batalha de Okehazama: Oda Nobunaga derrota Imagawa Yoshimoto.
  • 1653 — Primeira Guerra Anglo-Holandesa: início da Batalha de Gabbard, que duraria até o dia seguinte.
  • 1772 — Explorador francês Marc-Joseph Marion du Fresne e 25 dos seus homens são mortos pelos maoris na Nova Zelândia.
  • 1798 — A bordo do navio “L’Orient”, foi assinada pelo Grão-Mestre da Ordem dos Hospitalários e o general Napoleão Bonaparte a ata da rendição de Malta que ficou, assim, sob controlo da Primeira República Francesa.
  • 1817 — Primeira forma de bicicleta, a Draisiana, é dirigida por Karl Drais.
  • 1834 — Fundação da Associação Mercantil Lisbonense, a primeira associação empresarial em Portugal, que mais tarde viria a ser denominada Associação Comercial de Lisboa.
  • 1926 — O Brasil se retira da Liga das Nações em protesto contra planos de admissão da Alemanha.
  • 1935 — Um cessar-fogo é negociado entre a Bolívia e o Paraguai, pondo fim à Guerra do Chaco.
  • 1939 — Baseball Hall of Fame é inaugurado em Cooperstown, Nova Iorque.
  • 1940 — Segunda Guerra Mundial: 13 000 soldados britânicos e franceses se rendem ao major-general Erwin Rommel em Saint-Valery-en-Caux, na França.
  • 1987 — Guerra Fria: no Portão de Brandemburgo, o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, desafia publicamente Mikhail Gorbatchov a demolir o Muro de Berlim.
  • 1997 — Rainha Elizabeth II reabre o Globe Theatre em Londres.
  • 1999 — Guerra do Kosovo: inicia-se a Operação Conjunta Guardiã quando uma força de manutenção da paz da ONU (KFor), liderada pela OTAN, entra na província do Kosovo na República Federal da Iugoslávia.
  • 2000 — O ônibus da linha 174 é sequestrado por Sandro Barbosa do Nascimento, que manteve por quatro horas dez reféns, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
  • 2009 — Uma disputada eleição presidencial no Irã leva a amplos protestos locais e internacionais.
  • 2016 — Quarenta e nove civis são mortos e outros 58 ficam feridos em um ataque a uma boate gay em Orlando, Flórida; o homem armado, Omar Mateen, morre em um tiroteio com a polícia.
  • 2017 — O estudante americano Otto Warmbier volta para casa em coma depois de passar 17 meses em uma prisão norte-coreana e morre uma semana depois.
  • 2018 — Donald Trump e Kim Jong-un fazem uma reunião de cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte na ilha Sentosa, Singapura.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.