Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

11 de setembro na História

Hoje é dia de São João Gabriel Perboyre; em 1941, começa a construção do Pentágono, nos Estados Unidos; em 1973, um golpe militar no Chile derruba o presidente Salvador Allende e começa a ditadura de Pinochet; em 2001, um atentado terrorista derruba as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos


Por Redação Educadora Publicado 11/09/2020
Foto: Divulgação/Wikimedia Commons

Em 1941, começa a construção do Pentágono, nos Estados Unidos
Em 1973, um golpe militar no Chile derruba o presidente Salvador Allende e começa o governo de Pinochet;
Em 2001, as torres gêmeas do World Trade Center são atingidas por dois aviões em um atentado terrorista, em Nova Iorque;

São João Gabriel Perboyre
João Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty (França), numa família de agricultores, numerosa e profundamente cristã. Era o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai. Mas o menino era muito piedoso, demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Assim, aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote.

Ingressou na Congregação da missão fundada por São Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes desta Ordem. João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos seminários vicentinos. Porém seu desejo era ser um missionário na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, Padre Clet fora martirizado.

Em 1832, seu irmão, Padre Luís foi designado para lá. Mas ele morreu em pleno mar, antes de chegar nas Missões na China. Foi assim que João Gabriel pediu para substituí-lo. Foi atendido e, três anos depois, em 1835, chegou em Macau, deixando assim registrado: “Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe”.

Na Missão, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé. Entretanto foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840.

Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo Papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja

9 — Termina a Batalha da Floresta de Teutoburgo, onde o Império Romano sofre a maior derrota da sua história e o rio Reno se estabelece como a fronteira entre o Império e os chamados bárbaros pelos próximos quatrocentos anos.
1185 — Isaac II Ângelo mata Estêvão Hagiocristoforita e, em seguida, apela ao povo, resultando na revolta que depôs Andrônico I Comneno e coloca Isaac no trono do Império Bizantino.
1297 — Batalha de Stirling Bridge: escoceses liderados por William Wallace e Andrew Moray derrotam os ingleses.
1565 — As forças otomanas se retiram de Malta, encerrando o Grande Cerco de Malta.
1683 — Batalha de Viena: forças da coalizão, incluindo os famosos hussardos alados, liderados pelo rei polonês João III Sobieski, levantam o cerco das forças otomanas.
1697 — Batalha de Zenta: um grande envolvimento na Grande Guerra Turca (1683-1699) e uma das mais decisivas derrotas da história otomana.
1708 — Carlos XII da Suécia interrompe sua marcha para conquistar Moscou fora de Smolensk, marcando o ponto de virada na Grande Guerra do Norte. O exército é derrotado nove meses depois na Batalha de Poltava, e o Império Sueco deixa de ser uma grande potência.
1714 — Cerco de Barcelona: Barcelona, capital da Catalunha, se rende aos exércitos espanhóis e franceses da Casa de Bourbon na Guerra da Sucessão Espanhola.
1777
— Guerra de Independência dos Estados Unidos: Batalha de Brandywine: os britânicos celebram uma grande vitória no condado de Chester, Pensilvânia.
1792 — O diamante Hope é roubado junto com outras jóias da coroa francesa quando seis homens invadem a casa onde estão guardadas.
1802 — França anexa o Reino da Sardenha.
1813 — Guerra de 1812: tropas britânicas chegam a Mount Vernon e se preparam para marchar e invadir Washington, D.C.1814 — Guerra de 1812: o clímax da Batalha de Plattsburgh, uma grande vitória dos Estados Unidos na guerra.
1836 — Proclamada a República Rio-Grandense pelos rebeldes após derrotarem as tropas do Império do Brasil na Batalha do Seival, durante a Guerra dos Farrapos.
1852 — Início da Revolução de 11 de setembro resultando no Estado de Buenos Aires declarando independência como República.
1903 — Realizada a primeira corrida no Milwaukee Mile em West Allis, Wisconsin. É o circuito de autódromo mais antigo do mundo.
1916 — O vão central da ponte de Quebec desaba, matando 13 trabalhadores.
1921 — Nahalal, o primeiro moshav na Palestina, é estabelecido como parte de um plano sionista de criar um estado judeu, que mais tarde seria Israel.
1922 — O Tratado de Kars é ratificado em Erevan, na Armênia.
1941 — Inicio das construções do Pentágono.
1944 — Segunda Guerra Mundial: começa a invasão dos Aliados Ocidentais da Alemanha perto da cidade de Aachen.
1972 — O sistema de transporte rápido na área da baía de São Francisco inicia o serviço de passageiros.
1973 — Um golpe militar no Chile liderado pelo general Augusto Pinochet derruba o presidente democraticamente eleito Salvador Allende. Pinochet exerce poder ditatorial até ser destituído por um plebiscito em 1988, permanecendo no poder até 1990.
1980 — Os eleitores aprovam uma nova Constituição do Chile, posteriormente alterada após a saída do Presidente Augusto Pinochet.
1982 — As forças internacionais que garantem a segurança dos refugiados árabes-palestinos após a invasão do Líbano em 1982 por Israel saem de Beirute. Cinco dias depois, vários milhares de refugiados são massacrados nos campos de refugiados de Sabra e Chatila pelas forças das Falanges Libanesas.
1985 — Desastre ferroviário de Moimenta-Alcafache, o pior acidente ferroviário ocorrido em Portugal.
1992 — O Furacão Iniki, um dos mais danosos da história dos Estados Unidos, devasta as ilhas havaianas de Kauai e Oahu.
1997 — A sonda espacial Mars Global Surveyor da NASA chega a Marte.
2001 — Os Ataques de 11 de setembro, uma série de ataques suicidas coordenados, matando 2 996 pessoas usando quatro aviões sequestrados por 19 membros da al-Qaeda. Dois aviões caem no World Trade Center em Nova Iorque, um terceiro cai no Pentágono, Condado de Arlington, Virgínia, e um quarto em um campo perto de Shanksville, Pensilvânia.
2003 — A Valve lança o Steam, uma loja digital e plataforma de entrega.
2005 — Israel declara unilateralmente seu desligamento militar nas operações na faixa de Gaza.
2007 — A Rússia testa a maior arma convencional de todos os tempos, o Pai de Todas as Bombas.
2011 — Inaugurado o Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro no 10.º aniversário dos Ataques de 11 de setembro.
2012 — A embaixada dos Estados unidos em Bengasi, na Líbia, é atacada, resultando em quatro mortes.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.