Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

10 de agosto na História

Hoje é dia de São Loureço; em 1944, a Batalha de Guam chega ao fim, na Segunda Guerra Mundial; em 1998, o satélite BrasilSat, o primeiro brasileiro, entra em órbita; em 2003, o Reino Unido registra 38,8°C, temperatura mais alta da história do país


Por Redação Educadora Publicado 10/08/2020
Foto: Divulgação

Em 1944, a Batalha de Guam termina, na Segunda Guerra Mundial;
Em 1994, o satélite BrasilSat, primeiro satélite brasileiro, entra em órbita;
Em 2003, o Reino Unido registra 38,8°C, a temperatura mais alta já registrada no país;

São Lourenço
Festejamos, neste dia, a vida de santidade e martírio do Diácono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo. Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.

Conta-nos a história que São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao vê-lo indo para o martírio falou: “Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho, para o martírio?”. E o Papa respondeu: “Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!”. São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos… todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente; São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou no Espírito Santo força para dizer no auge do sofrimento na grelha: “Vira-me que já estou bem assado deste lado”.

A Roma cristã venera o santo espanhol com a mesma veneração e respeito com que honra seus primeiros Apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão em Jerusalém, isso mesmo o foi São Lourenço em Roma.

955 — Batalha de Lechfeld: Otão I, Sacro Imperador Romano-Germânico derrota os magiares, encerrando 50 anos de invasão magiar no Ocidente.
1500 — Após ter dobrado o cabo da Boa Esperança, Diogo Dias descobre uma ilha que deu o nome de São Lourenço, mais tarde designada Madagáscar.
1519 — Cinco navios de Fernão de Magalhães partem de Sevilha para circum-navegar o globo. O segundo comandante bascoJuan Sebastián Elcano completará a expedição depois da morte de Magalhães nas Filipinas.
1628 — O navio de guerra sueco Vasa afunda no porto de Estocolmo após apenas 20 minutos de sua viagem inaugural.
1653 — Novo embate entre as frotas na Batalha de Scheveningen que seria a última batalha da Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
1675 — Lançada a pedra fundamental do Observatório Real de Greenwich, em Londres, Inglaterra.
1792 — Revolução Francesa: Tomada do Palácio das Tulherias: Luís XVI da França é preso e levado sob custódia enquanto seus guardas suíços são massacrados pela turba parisiense.
1793 — O Museu do Louvre é inaugurado oficialmente em Paris, França.
1846 — Elias Howe patenteia a máquina de costura.
1861 — Guerra de Secessão: Batalha de Wilson’s Creek: uma força mista da Confederação, da Guarda do estado de Missouri e das tropas do estado de Arkansas derrotam em número as forças da União que atacam a parte sudoeste do estado.
1864 — Depois que o Partido Blanco, do Uruguai, recusa as exigências do Brasil, José Antônio Saraiva anuncia que as forças armadas brasileiras começarão as represálias, dando início à Guerra do Uruguai.
1897 — O químico alemão Felix Hoffmann descobre uma maneira melhorada de sintetizar o ácido acetilsalicílico (aspirina).
1904 — Guerra Russo-Japonesa: ocorre a Batalha do Mar Amarelo entre as frotas de navios de guerra russos e japoneses.
1913 — A Segunda Guerra Balcânica termina com a assinatura do Tratado de Bucareste, entre Grécia, Sérvia, Montenegro e Romênia.
1920 — Primeira Guerra Mundial: os representantes do sultão otomano Mehmed VI assinam o Tratado de Sèvres que divide o Império Otomano entre os Aliados. 1944 — Segunda Guerra Mundial: a Batalha de Guam chega a um fim efetivo. 1953 — Primeira Guerra da Indochina: a União Francesa retira suas forças da Operação Camargue contra o Việt Minh, na região central do Vietnã.
1954 — Em Massena, estado de Nova Iorque, é realizada a cerimônia de inauguração do Canal de São Lourenço.
1990 — A sonda espacial da NASA Magalhães chega a Vênus.
1994 — É lançado o satélite brasileiro BrasilSat B1. 1995 — Atentado de Oklahoma City: Timothy McVeigh e Terry Nichols são indiciados pelo atentado. Michael Fortier se declara culpado em uma delação premiada por seu testemunho.
2001 — Ocorre o ataque a comboio de Angola, causando 252 mortes.
2003 — Onda de calor de 2003 na Europa: a temperatura mais alta já registrada no Reino Unido, 38,5°C em Kent, Inglaterra.
2014 — Quarenta pessoas morrem quando o voo Sepahan Airlines 5915 cai no Aeroporto Internacional de Mehrabad, em Teerã.
2018 — Um Bombardier Q400 da Horizon Air cai na ilha Ketron, Washington, depois de ter sido roubado por um mecânico. Os caças F-15 da Guarda Nacional do Oregon interceptaram o avião, mas o piloto deliberadamente caiu antes que eles pudessem derrubá-lo.
2019 — Pelo menos 75 pessoas morrem e mais de 50 ficam feridas em uma explosão de caminhão-tanque em Morogoro, na Tanzânia.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.