03 de julho de 2020

1 de julho na História

Hoje é dia de Santo Aarão; em 1979, a Sony lança o Walkman; em 1994, o Real se torna a moeda oficial do Brasil; em 2002, é fundada a Corte Penal Internacional


Por Redação Educadora Publicado 01/07/2020
Foto: Pixabay

Em 1979, a Sony lança o Walkman
Em 1994, um novo plano econômico institui o Real como moeda oficial do Brasil
Em 2002, é criada a Corte Penal Internacional

Santo Aarão
Pertencente aos santos do Antigo Testamento, o santo de hoje era irmão de sangue de Moisés.
Seu testemunho está nas Sagradas Escrituras no Pentateuco, no Salmo 98 e no livro do Eclesiástico.
“Exaltou também a Aarão, santo como ele, seu irmão, da tribo de Levi. Confirmou para ele uma aliança eterna, deu-lhe o sacerdócio do seu povo, encheu-o de felicidade e de glória. Moisés consagrou-lhe as mãos e o ungiu com o óleo santo. Foi-lhe, pois, concedido por aliança eterna, a ele e à sua descendência, enquanto durar o céu: servir ao Senhor e exercer o sacerdócio, e abençoar o povo em seu nome” (Eclo 45,7-8.18-19).
Aarão é exemplo de fidelidade e de ‘sim’ a Deus.

69 — Tibério Júlio Alexandre ordena que suas legiões romanas em Alexandria jurem lealdade a Vespasiano como imperador.
552 — Batalha de Tagina: as forças bizantinas sob o comando de Narses derrotam os ostrogodos na Itália. Durante o combate, o rei Tótila é mortalmente ferido.
1097 — Batalha de Dorileia: os cruzados liderados pelo príncipe Boemundo de Taranto derrotam um exército seljúcida liderado pelo sultão Quilige Arslam I. 1098 — Eclipse total do Sol.
1431 — Batalha de Higueruela tem lugar em Granada, levando a um modesto avanço do Reino de Castela durante a Reconquista.
1569 — União de Lublin: o Reino da Polônia e o Grão-Ducado da Lituânia confirmam uma união real; o país unido é chamado de Comunidade Polaco-Lituana ou República das Duas Nações.
1643 — Primeira reunião da Assembleia de Westminster, um conselho de teólogos (“divinos”) e membros do Parlamento da Inglaterra nomeados para reestruturar a Igreja Anglicana, na Abadia de Westminster, em Londres.
1766 — Jean-François de la Barre, um jovem nobre francês, é torturado e decapitado antes de seu corpo ser queimado em uma pira junto com uma cópia do Dictionnaire philosophique de Voltaire pregado em seu torso pelo crime de não saudar uma procissão religiosa católica em Abbeville, França.
1770 — O Cometa Lexell é visto mais perto da Terra do que qualquer outro cometa na história registrada, aproximando-se a uma distância de apenas 0,0146 unidades astronômicas (2 200 000 km).
1858 — Leitura conjunta dos documentos de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace sobre evolução para a Sociedade Linneana de Londres.
1862 — Fundação da Biblioteca do Estado Russo como a Biblioteca do Museu Público de Moscou.

1863

  • Começa a Batalha de Gettysburg, ponto de viragem da Guerra Civil Americana.
  • Keti Koti (Dia da Emancipação) no Suriname, marcando a abolição da escravatura pelos Países Baixos.

1867

  • É abolida a pena de morte em Portugal para crimes civis (Lei de 1 de julho de 1867).
  • Entra em vigor o Ato da América do Norte Britânica quando a Província do Canadá, Nova Brunswick e Nova Escócia se juntam à confederação para criar a nação moderna do Canadá. John A. Macdonald é empossado como o primeiro primeiro-ministro do Canadá. Esta data é comemorada anualmente no Canadá como o Dia do Canadá, um feriado nacional.

1873 — A Ilha do Príncipe Eduardo se junta à Confederação do Canadá.
1879 — Charles Taze Russell publica a primeira edição da revista religiosa A Sentinela.
1885 — O Estado Livre do Congo é criado pelo rei Leopoldo II da Bélgica.
1898 — Guerra Hispano-Americana: a Batalha de San Juan Hill é travada em Santiago de Cuba.
1903 — Início da primeira competição anual de ciclismo de estrada realizada na França, o Tour de France.
1916 — Cerca de 60 mil soldados britânicos morrem em apenas um dia na Batalha do Somme, ofensiva militar que envolveu a França e o Reino Unido.
1942 — Segunda Guerra Mundial: Primeira Batalha de El Alamein.
1943 — Cidade de Tóquio se funde com a Prefeitura de Tóquio e é dissolvida. Desde essa data, nenhuma cidade no Japão tem o nome “Tóquio” (a atual Tóquio não é oficialmente uma cidade).
1957 — Início do Ano Internacional da Geofísica.
1958 — Início da inundação do Canal de São Lourenço no Canadá.

1960

  • Independência da Somália.
  • Gana se torna uma república e Kwame Nkrumah o seu primeiro presidente, enquanto que a rainha Elizabeth II deixa de ser a chefe de Estado.

1962 — Independência do Ruanda e do Burundi.
1967 — Tratado de Fusão: a Comunidade Europeia é formalmente criada a partir de uma fusão com o Mercado Comum, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e a Comunidade Europeia da Energia Atômica.
1968 — O Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares é assinado em Washington, D.C., Londres e Moscou por sessenta e dois países.
1972 — Acontece a primeira marcha do orgulho LGBT na Inglaterra.
1976 — Portugal concede autonomia à Madeira.
1978 — Austrália concede autogoverno ao Território do Norte.
1979 — A Sony lança o Walkman, o primeiro leitor de cassetes portátil da história. 1990 — Reunificação da Alemanha: a Alemanha Oriental aceita o marco alemão como sua moeda, unindo assim as economias da Alemanha Oriental e Ocidental. 1991 — Guerra Fria: o Pacto de Varsóvia é oficialmente dissolvido em uma reunião em Praga.
1994 — Um novo plano econômico muda a moeda brasileira de Cruzeiro real para Real.

2002

  • Criada a Corte Penal Internacional para processar indivíduos por genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão.
  • O voo 2937 da Bashkirian Airlines, um Tupolev Tu-154 e o voo 611 da DHL, um Boeing 757, colidem no ar sobre Überlingen, no sul da Alemanha, matando todas as 71 pessoas a bordo das duas aeronaves.

2004 — A sonda Cassini-Huygens faz a entrada na órbita de Saturno às 01h 12min e termina às 02h 48min (Hora Universal).
2006 — Entra em operação na China a Ferrovia Qinghai-Tibete.

2013

  • A Croácia se torna o 28.° estado-membro da União Europeia.
  • Descoberto o satélite Hipocampo do planeta Netuno.

2019

  • Grupo militante Talibã mata 40 pessoas e fere outras 105 em ataque ao edifício do Ministério da Defesa em Cabul, Afeganistão.
  • Incêndio no submarino russo Losharik mata 14 tripulantes.