Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Goiano de 116 anos recebe homenagem de amigo

Sr. Manoel Pereira vive em lar para idosos onde recebe mimos, visitas e goza de boa saúde


Por Redação Educadora Publicado 02/02/2020
Goiano de 116 anos recebe homenagem de amigo
Manoel Pereira – Foto: Danielle Oliveira/G1

O aposentado Manoel Pereira, de 116 anos, é um ano mais novo do que a pessoa mais velha do mundo, que segundo o livro dos recordes, Guinness Book, tem 117.

Grande amigo de Manoel, o Geraldo Francisco Januário queria que ele fosse lembrado, porque muitas pessoas na cidade achavam que o senhor centenário já havia morrido.

“Muitos achavam que ele não existia mais. Quando eu levei ao conhecimento de muita gente aqui na cidade que eu ia tentar fazer essa homenagem pra ele, muita gente perguntou: ‘Seu Manoel ainda é vivo?’”, contou, emocionado.

Geraldo fala do amigo com brilho nos olhos de admiração, respeito e carinho.

“Isso é uma grandeza, é uma joia rara que a gente tem. É um orgulho que a gente tem. Não sei se eu vou ver outra pessoa da idade dele”, disse.

Questionado se o segredo para viver tanto tempo é o feijão, ele responde em tom de brincadeira: “Muito não, mas é bom, né?”.

O aposentado vive no Lar Beneficente Bom Jesus, onde goza de boa saúde.

“É uma pessoa saudável, não tem problemas de pressão, não tem diabetes, alimenta normalmente. Os cuidados sãos os mesmos rotineiros de um idoso”, disse a diretora do local, Maria de Fátima dos Santos.

Ela também contou sobre a admiração que tem pelo centenário.

“Eu fico olhando pra ele e fico pensando: quantas histórias. […] Só encontro pessoas a falar bem dele. Um neto dele que nem é de sangue vem visitar ele todos os dias, então é uma pessoa muito querida”, contou.

Esse neto é o lavrador Francisco Dias da Silva. Ele contou que o vovô sempre foi uma pessoa animada e adorava dançar com a esposa, que morreu aos 96, há mais de 20 anos.

“Os dois dançavam a noite inteira no forró. Ela dançava com a garrafa de pinga na cabeça. Eu nunca esperava um ‘trem’ daquele. Ele gostava de camisa branca e calça de linho branquinha. Chega ‘alumiava’”, recordou.

Na sexta-feira (31), o idoso recebeu no Lar Bom Jesus uma equipe do Instituto de Identificação que registrou as digitais dele no sistema pela primeira vez. A papiloscopista Gisela Lima contou que os profissionais foram até lá exclusivamente para atendê-lo.

“As digitais dele já estão no sistema. Aqui a gente pode ver pela certidão de nascimento dele que ele nasceu em 1903. Então isso comprova que, este ano, ele vai fazer 117 anos. O Instituto de Identificação disponibilizou uma equipe para vir fazer a identificação exclusiva do senhor Manoel”, disse.

*Com informações de G1 Goiás

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.