Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Unicamp divulga calendário para retorno parcial de atividades presenciais

O retorno inicial de até 20% dos servidores está previsto para o dia 19 de outubro, o que vai configurar o primeiro período da volta gradual


Por Redação Educadora Publicado 14/09/2020
Divulgação/Unicamp/FCA

Um mês após a divulgação do plano de retomada gradual das atividades presenciais nos campi, a Unicamp definiu um cronograma para o início do retorno de servidores, professores e alunos. Além de datas para o retorno progressivo, o cronograma também estabelece a execução de medidas necessárias para o planejamento seguro das unidades, como a aplicação de testes de detecção do coronavírus em todos, as videoaulas sobre o retorno seguro e o download e registro no aplicativo de acompanhamento da saúde de todos os que regressarem.

No caso dos estudantes, a prioridade será para casos de alunos concluintes e que precisam desenvolver atividades em que a presença nos campi seja imprescindível, sendo mantido o estímulo às atividades remotas. Na elaboração do plano, uma das condições estabelecidas pela Unicamp para que o retorno gradual tenha início foi de que as regiões onde a Universidade mantém seus campi permanecessem há, pelo menos, quatro semanas na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo.

Atualmente, todas as regiões do Estado de São Paulo encontram-se na fase amarela, com tendência de queda. No último dia 11 de setembro, a média móvel de novos casos no Estado registrou uma queda de 37% em relação à média móvel dos últimos 14 dias e a variação na média móvel de mortes mostrou uma redução de 19,6% em relação aos 14 dias anteriores. A Região Metropolitana de Campinas também mostra queda nos índices. Os dados de 11 de setembro mostram uma redução de 40% na média móvel de novos casos em relação aos 14 dias anteriores. Já a média móvel de mortes diminuiu em 27,6% no mesmo período.

Mediante a esses dados positivos, o retorno inicial de até 20% dos servidores está previsto para o dia 19 de outubro, o que vai configurar o primeiro período da volta gradual. O avanço no retorno deverá respeitar o intervalo de duas semanas entre cada período e, em cada um deles, o percentual máximo de servidores que poderão retornar às atividades presenciais aumentará em 20%. O retorno de até 25% dos estudantes de graduação e pós-graduação terá início apenas no terceiro período, data em que poderão retornar também até 25% das crianças atendidas pelo CECI/DeDIC.

As datas estabelecidas pelo plano podem ser revistas a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia nas regiões em que a Unicamp mantém seus campi.

Assim, o calendário fica definido da seguinte forma:

19/10 – Período 1: até 20% de servidores;
02/11 – Período 2: até 40% de servidores;
16/11 – Período 3: até 60% de servidores, até 25% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 25% de crianças atendidas pelo CECI/DeDIC;
30/11 – Período 4: até 80% de servidores, até 50% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 50% de crianças atendidas pelo CECI/DeDIC;
14/12 – Período 5: até 100% de servidores, até 75% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 75% de crianças atendidas pelo CECI/DeDIC;
23/12 a 04/01/2021 – Recesso de fim de ano
04/01/2021 – Período 6 – até 100% de servidores, até 100% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 100% de crianças atendidas pelo CECI/DeDIC;
18/01/2021 – Ingresso na Fase 3 do plano de retomada gradual das atividades
.

Os percentuais de servidores e alunos indicados pelo plano são valores máximos de referência que as unidades terão para organizar suas próprias dinâmicas de trabalho de forma segura. No entanto, cada órgão terá autonomia para determinar quantas pessoas retornarão de acordo com as especifidades de cada espaço e do tipo de trabalho desenvolvido.

“Suponhamos que uma unidade tenha um setor em que, predominantemente, as pessoas são de grupos mais vulneráveis à Covid. Ou então uma unidade desenvolva atividades que não permitam o distanciamento social adequado. Vai haver então a necessidade de voltar um percentual muito menor do que esse previsto, ou então manter as pessoas em home office. Isso é aberto, essas possibilidades estão abertas às diretorias”, enfatiza José Antonio Gontijo, Chefe de Gabinete da Reitoria da Unicamp.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.