21 de novembro de 2019

Vai comprar um imóvel? Veja 5 situações em que um leilão é mais vantajoso


Por Redação Educadora Publicado 28/06/2019

Até pouco tempo atrás comprar um imóvel era sinônimo de preocupação e cuidado. As pessoas precisavam negociar com calma, analisar todos os detalhes, visitar várias propriedades, consultar forma de pagamento para, só depois, adquirir uma propriedade. Hoje a história é outra. É possível fazer tudo isso em um computador graças ao avanço da Internet. Uma das opções que se popularizou com a tecnologia foi o leilão.

Nos últimos anos, essa modalidade cresceu e atraiu interesse de grande parte da população que deseja adquirir uma casa, um apartamento ou qualquer tipo de imóvel. Mas quando é melhor comprar em um leilão? Confira situações em que esse formato é mais vantajoso:

1 – Mais agilidade na hora da compra: O processo tradicional na compra de um imóvel consiste, especificamente, na visita a várias propriedades, conversas com corretores e muita negociação para chegar a um preço e uma condição de pagamento que sejam favoráveis para ambas as partes. O leilão, por sua vez, é rápido e indicado para quem não quer perder tempo. O preço já está fixado para os lances e a pessoa consegue adquirir uma casa ou apartamento com poucos cliques de forma prática, segura e eficiente.

2 – Descontos e preços bem abaixo do valor do mercado: Há pessoas que até aceitam esperar, desde que encontrem ótimas oportunidades, como um grande desconto no valor de mercado do imóvel. Do modo tradicional, você pode até conseguir um desconto mínimo no valor inicial pedido pelo proprietário ou corretor, mas é o leilão que pode oferecer propriedades com um valor bem mais em conta, inclusive em áreas e regiões mais valorizadas, podendo chegar até à metade do valor de mercado em alguns casos.

3 – Grande quantidade de ofertas para pesquisa: O leilão também é mais vantajoso para quem deseja conferir uma quantidade grande de ofertas. Isso porque ele permite que o usuário possa escolher a melhor oportunidade em uma infinidade de ofertas disponíveis em uma plataforma online. A pessoa pode estabelecer filtros por região, cidade, preço, condições e até se está ocupado ou não. Dessa forma, ele só participa da negociação caso encontre algo que o agrade e que caiba em seu orçamento.

4 – Transparência em todo o processo de compra: Quem não deseja encarar uma negociação transparente, clara e com pouco risco? Em uma negociação tradicional, a pessoa precisa negociar bastante com o vendedor sem saber se há negociações paralelas com outros interessados e quais valores estão sendo discutidos. Em um leilão online, todas as informações disponíveis estão disponibilizadas no edital público, incluindo condições de pagamento e eventuais visitas que podem ser feitas ao imóvel. Além disso, as empresas oferecem suporte também no pós-venda, auxiliando com toda a documentação necessária.

5 – Poder na hora de decidir a compra: Por fim, para aqueles que gostam de poder decidir quando e onde comprar, o leilão é a opção mais segura. Afinal, em uma negociação tradicional com o proprietário ou a corretora, a última palavra é sempre do vendedor. Ou seja, ele determina se aceita o preço, quando coloca o imóvel à venda e pode, até mesmo, recusar ofertas se quiser. No leilão é o inverso. As propriedades já estão à venda e é o comprador que decide se adquire ou não aquele bem por meio de lances. Se fizer a melhor oferta, ele arremata a casa ou apartamento em questão.