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Dicas para quem quer vender mais ou comprar na Black Friday

O que fará deste ano um ano diferente pela primeira vez no Brasil será as vendas nas lojas físicas, lojas de ruas e de shopping centers


Por Redação Educadora Publicado 17/10/2019
Divulgação

Os brasileiros estão aprendendo o verdadeiro significado da Black Friday e já sabem que os descontos não acontecem apenas próximos a data comemorativa, próximos a última sexta-feira de novembro. O que fará deste ano um ano diferente pela primeira vez no Brasil será as vendas nas lojas físicas, lojas de ruas e de shopping centers. A expectativa é que as vendas em lojas físicas sejam iguais ao do comércio eletrônico, valorizando as vendas com a presença de vendedores. Essa expectativa é o resultado de uma pesquisa feita pelo Google em parceria com a consultoria Provokers.

Importante lembrar que a Black Friday este ano acontecerá no dia 29 de novembro – 6ª feira, sempre na última sexta do mês de novembro. Com origem nos Estados Unidos, este evento acontece um dia após o feriado de Ação de Graças. O foco lá é limpar o estoque para as lojas físicas receberem novos produtos para o Natal. No Brasil o evento é recente, começou em 2010 com foco nas vendas pela internet sendo a principal data para os e-commerces brasileiros. E ainda, os brasileiros já perceberam que as promoções não acontecem apenas na data do evento, podem, começar no início do mês e na sua maioria dura a semana toda do dia da comemoração – de segunda à sexta-feira.

Outro fator que pode ajudar nas vendas é o aplicativo para smartphones, um canal muito procurado pelos consumidores. Segundo a pesquisa feita pelo Google, a previsão é 36% dos internautas comprem através de app nesta Black Friday. Lembrando que as promoções são válidas para empresas do varejo e também de serviços. Escolas e faculdades, cursos livres, manutenção de residências e escritórios, salões de beleza, pet shops e outros também podem e devem aproveitar esta data para venderem mais e divulgarem os seus serviços.

O segredo do sucesso é o planejamento, o quanto antes ter estruturado e planejado como será a campanha, maior o resultado em vendas e fidelização de clientes. O treinamento da equipe de vendas e atendimento é tão importante quanto o desconto, lembre-se que uma equipe qualificada e motivada é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer para crescer. No Brasil este evento recebeu um apelido carinhoso de “Black Fraude” por descontos que não são reais, consideradas propagandas enganosas, e só no ano passado o Procon recebeu mais de cinco mil reclamações.

 

Dicas para quem quer vender mais ou comprar na Black Friday:

  • Os clientes pesquisam na internet antes de comprar.
  • Pelo histórico de promoções nos anos anteriores, muitos clientes suspeitam da veracidade da promoção e dos descontos. Alguns até pesquisam os preços antes dos descontos e depois para comparar.
  • Se a sua empresa tem multicanais de vendas como por exemplo e-commerce e lojas físicas, ofereça a opção de comprar online e retirar na loja física. Temos que seguir a tendência e o comportamento dos clientes, é o que muitos querem. Quando os clientes optam pela retirada de produtos na loja, é uma chance para os vendedores treinados e preparados de venderem mais produtos ou serviços, como por exemplo garantia estendida.
  • Cuidado com os golpes de “bandidos” que aproveitam o desespero de muitos para venderem produtos usando marcas conhecidas. A data é conhecida pelas promoções, mas não existe milagre, isso é, desconfie se os preços estiverem muito abaixo do normal. Ligue na loja pelo 0800 em pesquisa pelo Google e nunca pelo telefone recebido no
    e-mail marketing.
  • As lojas precisam vender, mas antes da venda é preciso manter o cliente fiel e sempre comprando. Clientes que compram por impulso, pela data ou pelos descontos, ao se arrependerem desconfiam e culpam as empresas. Neste caso, quando acontece, a empresa perde o cliente que não compra mais.

 

 

Jaques Grinberg é consultor de empresas e palestrante especialista em Coaching de Vendas. MBA em Marketing na Fundace USP, curso de Gestão de Pessoas no IBMEC, Teatro Executivo na Faap, Coaching na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Formação Profissional em Hipnose Clínica pelo IBFH, certificação internacional em PNL, Técnicas de Negociação no Dale Carnegie, entre outros diversos cursos conhece na prática as dificuldades de vender – é empresário e sócio em empresas – conhece na prática os desafios do dia a dia. Conhecido nacionalmente por diversos artigos e matérias publicados nos principais jornais do país, rádios e TV: foi capa da revista Exame PME edição 40, participou como convidado do programa PEGN da Globo e é caso de sucesso no site Sociedade de Negócios do banco Bradesco. Autor do best-seller 84 Perguntas que Vendem publicado pela editora Literare Books com milhares de exemplares vendidos e autor e coautor em mais de 10 livros de vendas, liderança, carreira e empreendedorismo.

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