Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Deputados de SP aprovam desconto no IPVA para motoristas sem multas

Feito pela deputada Beth Sahão (PT), o projeto prevê um desconto de 5% para cada ano sem multa, limitado a 15%


Por Folhapress Publicado 24/10/2019
Agência Brasil

Deputados estaduais de São Paulo aprovaram um projeto de lei que dá aos motoristas do Estado que não tenham infrações de trânsito descontos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Feito pela deputada Beth Sahão (PT), o projeto prevê um desconto de 5% para cada ano sem multa, limitado a 15%.

Segundo Sahão, a “proposta visa estimular os bons motoristas, que se esforçam diariamente para cumprir com as leis de trânsito, zelando, dessa forma, pela segurança da coletividade e pelo bem do próximo”.

A deputada justifica a lei afirmando tratar-se de uma medida educativa, que premia quem respeita as regras do trânsito. “Entre janeiro e julho de 2017, por exemplo, a cidade de São Paulo registrou um total de 522 mortes em decorrência de acidentes de trânsito, o que equivale a quase três mortos ao dia. No Brasil, 47 mil pessoas morrem anualmente, vítimas de acidentes de trânsito, número que é muito superior, por exemplo, ao total de mortos em decorrência da Guerra do Iraque. Além disso, a violência no tráfego deixa, anualmente, em torno de 400 mil pessoas com sérias sequelas”, diz um trecho do projeto.

A deputada diz ainda que a lei ajudará a reduzir o número de acidentes e que isso trará uma significativa economia para os cofres públicos em médio e longo prazo, há que o Estado terá que gastar menos com vítimas de acidentes de trânsito.
Após aprovação na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), o projeto segue para sanção do governador João Doria (PSDB), que pode aprová-lo ou não.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.