Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Brasil registra queda no número de assassinatos nos primeiros meses do ano

País registrou uma queda de 25% no número de mortes por assassinato, comparando com o mesmo período de 2018


Por Estadão Conteúdo Publicado 24/05/2019

Segundo o Índice Nacional de Homicídios, criado pelo G1, nos dois primeiros meses deste ano, o País registrou uma queda de 25% no número de mortes por assassinato, comparando com o mesmo período de 2018.

No primeiro bimestre de 2019, a ferramenta aponta uma média de 6.856 homicídios. Somente para o Paraná, de acordo com a afirmação do Governo do Estado, os resultados referentes a janeiro e fevereiro estão em processo de tabulação

Nesse mesmo período, no ano de 2018 foram registradas 9.094 mil mortes, tendo, assim, uma redução de 25%. O recuo foi puxado por meio dos estados do Nordeste, que, em conjunto, registraram a queda mais relevante da soma de homicídios: 34%. Somente no Ceará, o número de mortes reduziu 58%.

Os dados são do Monitor da Violência, juntamente com o G1, o Núcleo de Estudo da Violência da USP e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o levantamento realizado, houve uma diminuição de 2.238 vítimas no período, em que quatro Estados registraram diminuição acima de 30%. No Brasil, Ceará foi o Estado que registrou a maior queda, sendo de 58%, já em Rondônia e no Amazonas o número de mortes avançou.

Estudo mostra que, no Brasil, houve redução de assassinatos logo no primeiro bimestre

O acompanhamento de dados relacionados ao número de vítimas no País ficou mais prático e fácil após o portal criar a ferramenta que conta com funções que permitem a tabulação de quantidade de homicídios dolosos, feminicídio, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Somados a esses casos, os conhecidos crimes violentos letais, aqueles com a intenção de matar.

De acordo com a pesquisa, o Governo Federal divulgou a criação de um sistema semelhante a esse. Contudo, as informações relacionadas aos assassinatos não estão atualizadas como as da ferramenta do G1. O último resultado apresentado foi no mês de dezembro de 2018

Os dados apurados pela solução não contam com as mortes ligadas à investigação policial. Isso acontece devido à deficiência sistêmica em coletar os dados em tempo real por parte dos governos estaduais. O levantamento será realizado através do Monitor da Violência de forma individual, como foi feito no ano de 2018.

A pesquisa mostra também que não são todos os estados que apresentaram os dados de março de 2019. Até o presente momento somente 16 estados contam com os índices estatísticos. Exceto o Distrito Federal, todos tiveram redução, comparando com o mesmo período de 2018. Houve 2.190 mortes violentas, frente 2.969 do ano passado, só essas duas da federação, uma redução de 26%. Considerando essas informações, a baixa no trimestre permanece com 25% no Brasil.

Os resultados apontam uma diminuição, pois só no ano de 2018 foi registrado o maior declínio em um período de 11 anos

Saiba por que os equipamentos de segurança são importantes para a segurança pública e privada

Quando o assunto envolve segurança patrimonial, seja privada ou pública, essa não pode ser tratada com descaso, mas com a total consideração. Precaver-se por meio da implantação de sistema de segurança, fazendo uso da tecnologia, é fundamental

Nesse caso, o ideal é investir em formas de monitoramento através do uso de câmeras e alarmes, pois são meios que vão ajudar a diminuir o índice de violência existente no País.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.