Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Síndrome do ninho vazio: casais trocam a casa por apartamento

Síndrome do Ninho Vazio é o nome dado ao desconforto sentido pelos pais após a saída dos filhos de casa


Por Estadão Conteúdo Publicado 19/07/2019

Quando filhos saem de casa, é comum que os pais sintam sua ausência. Em algumas famílias esse sentimento é tão forte que causa verdadeira reviravolta na vida do casal: a casa já não parece a mesma sem a energia das crianças, a rotina, agora mais flexível, lhes soa confusa e o eixo central da vida dos pais parece desajustado. Isso tem nome: ninho vazio. E também tem solução: readaptação.

Ninho Vazio
A Síndrome do Ninho Vazio é o nome dado ao desconforto sentido pelos pais após a saída dos filhos de casa.

Após décadas de planejamento centralizado neles, quando o cordão umbilical finalmente se rompe e os jovens adultos passam a tomar suas próprias decisões, deixando a casa dos pais, estes se veem diante da necessidade de replanejar suas vidas.

Como minimizar esse impacto? Existem algumas dicas que vão te ajudar a ressignificar essa etapa da vida e vivencia-la de maneira mais prazerosa. Uma delas é trocar a casa da família, planejada para abrigar também os filhos, por um novo espaço: o apartamento.

Ressignificando espaços
Quando a família planeja ter filhos, o primeiro passo é pensar na estrutura do lar: os sobrados são os favoritos, com muito espaço interno e um quintal avantajado, idealizado para comportar os momentos de lazer em família.

Quando os filhos finalmente saem da casa dos pais, todo esse espaço perde significado. O excesso de cômodos vira um problema, a piscina já não tem a mesma utilidade (além de trazer gastos orçamentais indesejados) e até mesmo as escadas viram um problema futuro.

Trocar a casa por um apartamento pode ser boa pedida para casais que passam por esse processo: assim como transformam-se as prioridades e rotinas, os espaços também precisam ser ressignificados.

A vida a dois pede um lar mais compacto e confortável para o casal, o que também pode minimizar a sensação de vazio deixada pela saída dos filhos.

Casal em foco
Apesar de deixar os casais com certa sensação de perda, esse processo é, na verdade, libertador quando ambos compreendem a situação por outro ângulo: quando a prole sai de casa, é hora de voltar os olhares para a dinâmica do casal. Agora há tempo de viajar, reunir os amigos, dar vida a novos hobbies.

Nesse sentido, há ainda mais vantagens em mudar-se para um apartamento. A segurança é um grande diferencial, além do uso das áreas de lazer do condomínio, perfeitas para reunir os amigos.

A localização privilegiada de alguns empreendimentos também é muito bem-vinda: agora o casal pode se dar ao luxo de viver próximo à estabelecimentos de grande utilidade a eles ao invés de priorizar unicamente a praticidade da rotina dos filhos.

Cresce a procura por apartamentos de alto padrão em Valinhos
Migrar da casa para o apartamento é a escolha da maioria dos casais que passam por esse processo: segundo Fábio Lançoni, gerente de vendas do empreendimento Signature, em Valinhos, desde que o plantão de vendas foi aberto, a maior parte da procura pelos apartamentos veio dessa necessidade

“Muitas pessoas procuraram nossos corretores porque suas casas ficaram grandes demais para eles e não fazia mais sentido mantê-las após a saída dos filhos. A grande vantagem também é ter tudo a mão: o condomínio fica no coração do Paiquerê, ao lado do Shopping Valinhos…é muito prático para eles morar num bairro como este”, conta.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.