Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Procura por mentores de carreira é tendência no Brasil

As empresas precisam de pessoas com outras qualificações como, por exemplo, senso crítico, resiliência, autocontrole e discernimento perante as crises, capacidade analítica e de adaptação às transformações de cenários de negócio


Por Estadão Conteúdo Publicado 25/07/2019
Crédito: Pixabay

O mundo tem passado por muitas mudanças: a população está envelhecendo, as variações no mercado de trabalho acontecem com uma certa constância, a tecnologia tem avançado significativamente e novas necessidades nascem todos os dias para serem supridas.

Com a chegada do computador a máquina de escrever se tornou obsoleta, as locadoras de vídeo deram lugar às plataformas de streaming, motoristas de táxi dividem espaço com motoristas de aplicativo e o orelhão praticamente perdeu sua utilidade com o aumento do acesso da população aos telefones celulares. Estes são apenas alguns simples exemplos de mudanças de serviços e, consequentemente, posições profissionais que tiveram novo espaço no mundo.

De acordo com o Center Future Work estabelecido pela Cognizant Tecnology Solutions, as principais profissões do futuro estão ligadas à tecnologia, marketing, meio ambiente, coach e mentoria. Ainda há muito a se caminhar, mas a facilidade de acesso à formação superior, pós-graduação e cursos de extensão já são uma realidade no país. Desta forma se torna ainda mais acirrada a disputa pelas vagas de emprego e a conquista da carreira dos sonhos, já que o mercado está cheio de pessoas intelectualmente qualificadas.

Uma das maiores dificuldades atuais é que as empresas precisam de pessoas com outras qualificações como, por exemplo, senso crítico, resiliência, autocontrole e discernimento perante as crises, capacidade analítica e de adaptação às transformações de cenários de negócio. O Capgemini Digital Transformations Institute, um dos líderes globais em serviços de consultoria, terceirização e tecnologia, constatou que a carência de profissionais com competências em Soft Skills chega a 60%.

O que são Soft Skills?

Este termo, que tem sido muito utilizado no mundo empresarial, se refere às competências ou habilidades comportamentais, ou seja, a maneira que interagimos com as pessoas e situações. Muitas vezes o indivíduo tem o intelecto, conhecimento ou formação adequada, (estas sim chamadas de Hard Skills), para a carreira em que se pretende atuar, porém a capacidade de lidar com situações do dia a dia de trabalho como, por exemplo, senso ético, capacidade analítica, flexibilidade, motivação, paciência, gestão de tempo, liderança, entre outras competências, não recebem a atenção necessária na hora de se preparar para o mercado de trabalho.

Apesar destas habilidades serem natas, e não aprendidas durante um curso de formação tradicional, a boa notícia é que elas podem ser descobertas em instituições educacionais especializadas em treinamento e desenvolvimento humano que fazem o trabalho de acompanhamento e capacitação.

Mas afinal de contas o que é o Mentoring?

Diferente do Coach de carreira, que ajuda a pessoa a encontrar-se profissionalmente e do Head Hunter, que faz a escolha de profissionais ideais para cargos determinados dentre outras funções; o profissional de Mentoring ou Mentor tem muita bagagem em sua área de atuação e por esta razão tem a experiência necessária para acelerar os resultados de pessoas que querem avançar com precisão em sua carreira. Como diz o ditado popular ele é alguém que mostra o caminho das pedras e é de suma importância nos tempos atuais.

Megaempresários no mundo todo têm ou, em algum momento, tiveram um mentor que foi fundamental na aceleração ou direcionamento de seus negócios. Entre os empresários mais famosos estão Mark Zuckberg, do Facebook, os cientistas geniais do Google, Sergey Brin e Larry Page, Jack Dorsey do Twitter, Uri Levine, cofundador do Waze. Até Steve Jobs, da Apple teve vários mentores entre eles John Doerr, que é mentor e conselheiro de vários CEOS de tecnologia.

Devido à competitividade muitos profissionais estão buscando um mentor para encurtar os caminhos e receber ajuda necessária para acelerar a carreira. A demanda de procura pela consultoria e orientação do mentor é muito simples de mensurar via LinkedIn, principal plataforma social de carreira do mundo. Colocando a palavra “Mentor” na barra de busca é possível de encontrar mais de três milhões de usuários no mundo que se intitulam como tal e mesmo assim a oferta de profissionais qualificados é considerada escassa.

O número de executivos e profissionais, de todos os segmentos, que buscam um mentor de carreira já é realidade nos Estados Unidos e Europa. Apesar deste mercado ser novo no Brasil, já é possível encontrar instituições com curso nesta área. Atenta às tendências, Michele Lopes, cofundadora da Move Mind, empresa de treinamento e desenvolvimento humano, trouxe o Formação em Mentoringpara o País. Ela que é PhD em Coaching e Mentoring internacional desenvolveu o curso baseado em sua tese científica de doutorado nos Estados Unidos.

“O mercado neste setor está aquecido, mas é preciso pesquisar bem a instituição escolhida. Já tive alunos que vieram de outras formações e alegaram que estavam “perdidos”. Quando finalizaram a primeira parte do curso que eu ministro disseram que agora sim haviam compreendido e que anteriormente não tiveram acesso a uma metodologia e acompanhamento adequado. Este é o Feedback que tenho recebido” diz, a especialista Michele Lopes que atua na área de liderança e desenvolvimento humano há mais de dezoito anos.

Formação em Mentoring da Move Mind visa proporcionar aos líderes e empresas o desenvolvimento de habilidades, competências e desempenho nos negócios. Profissionais de diversos ramos como professores, advogados, engenheiros e educadores físicos, por exemplo, podem fazer esta formação desde que sejam especialistas em sua área de atuação e tenham cases de sucesso. O curso ainda desenvolve a capacidade de encontrar soluções eficientes para problemas na gestão empresarial e carreira dentro da corporação.

No Brasil a Move Mind é a única que tem uma metodologia com conteúdo definido e baseado na tese científica da doutora em coaching internacional e mentora, Michele Lopes. São sessenta horas de aulas presenciais, trinta horas online, mais de sete horas praticando a mentoria coletiva em sala de aula, além de acompanhamento do aluno até o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Entre os benefícios do Formação em Mentoring com a metodologia da Move Mind estão: agilidade, aprendizagem, adaptação organizacional, desenvolvimento de lideranças, melhor aproveitamento de talentos, networking, aumento de eficiência nos processos de ascensão funcional e de sucessão.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.