Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mulheres são até 20% mais infelizes que os homens no trabalho, diz pesquisa

A startup analisou mais de 30.000 fotos obtidas no momento da marcação do ponto dos funcionários via seu aplicativo de controle de ponto, que utiliza as fotos como forma de segurança para o gestor e o funcionário


Por Folhapress Publicado 27/05/2019
Crédito: Pixabay

As mulheres se sentem mais felizes que os homens durante o período de trabalho. É o que diz uma pesquisa conduzida pela mywork, startup de controle de ponto online. A startup analisou mais de 30.000 fotos obtidas no momento da marcação do ponto dos funcionários via seu aplicativo de controle de ponto, que utiliza as fotos como forma de segurança para o gestor e o funcionário. Para chegar ao resultado, a startup utilizou algoritmos de aprendizado de máquina (“machine learning”) e inteligência artificial que conseguiam distinguir as emoções das pessoas no momento em que batiam os seus pontos no trabalho.

Os resultados foram surpreendentes. Pelo menos 30% das fotos analisadas continham pessoas que estavam com sentimentos negativos de tristeza, medo ou nojo. “É bastante preocupante imaginar que, em mais de 30% dos casos, as pessoas estejam tristes quando trabalham” diz Tímor, CEO da startup. “Pessoas insatisfeitas com o trabalho rendem menos para empresa e podem até, eventualmente, desligarem-se da companhia, causando problemas no dia a dia das operações. Isso sem contar os problemas de saúde que isso pode trazer para o funcionário”.

A startup também verificou que, menos surpreendentemente, as pessoas são menos felizes quando trabalham no domingo. “Pessoas que trabalham no varejo ou outras atividades que nunca param, como médicos, frequentemente tem que trabalhar aos domingos. Muitos não parecem gostar tanto dessa situação” diz Thomas, Diretor de operações da mywork. A situação parece ser pior para mulheres, que estão felizes em menos de 5% das vezes no domingo.

Quando analisados por sexo, a mywork identificou que mulheres mostram mais insatisfação com o seu trabalho. Cerca de 15% dos pontos registrados por mulheres mostram sentimentos positivos, número muito parecido ao dos homens. Contudo, cerca de 35% dos pontos registrados por mulheres contém um sentimento negativo, enquanto nos homens esse número é de apenas 28%. “Aparentemente as mulheres tendem a demonstrar mais o seu descontentamento com o trabalho. Isso pode ter diversas razões, incluindo ambientes de trabalho com cultura ruim para mulheres ou, até mesmo, ser um reflexo da dupla jornada que muitas fazem” diz o engenheiro de software e cientista de dados da startup, Leonardo Gomes.

A startup também foi verificar se as emoções variavam conforme a hora do dia e descobriu que, previsivelmente, as pessoas estão menos felizes logo que chegam ao trabalho. “Entre as 6 e 9 da manhã, que são os horários que a maioria das pessoas chega ao trabalho, o grau de felicidade é de cerca de 9%” diz Thomas Carlsen. Contudo, este número cresce ao longo do dia, passando de 15% e voltando a diminuir apenas depois das 9 da noite. “As pessoas que trabalham de noite e de madrugada são as que expressam menos o sentimento de felicidade e mais o de tristeza”.

A startup, que tem milhares de usuários espalhados pelo Brasil, tem o objetivo de continuar fazendo análises do tipo. “Entendemos que o nosso sistema de controle de ponto online já ajuda as empresas a diminuir custos, erros e trabalho. Contudo, queremos ajudar os usuários a entenderem mais como podem melhorar o ambiente de trabalho dos seus funcionários Para isso, continuaremos desenvolvendo ferramentas que empoderem os gestores a promover mudanças positivas na empresa” finaliza Tímor.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.