21 de novembro de 2019

Metade dos jovens brasileiros não realiza controle de suas finanças

E você? Sabe guardar dinheiro?


Por Estadão Conteúdo Publicado 02/07/2019
Divulgação

Segundo pesquisa realizada pela CNDL/SPC Brasil, 47% dos jovens brasileiros com idades entre 18 e 24 anos considerada a geração Z, não realizam controle de suas finanças, mesmo com toda ajuda com da conectividade que pode ser um bom aliado para o público. Desse grupo de jovens, 19% afirma que não sabem como fazer a organização financeira; 18% cita a preguiça; outros 18% não tem hábito ou disciplina; e 16% aponta não ter rendimento

Devido a muitos jovens ainda pertencerem ao grupo de baixa renda, ou serem dependentes financeiro de alguém, eles preferem dar pouca atenção a prioridades para investimentos em si, e acabam por gastar com itens, produtos ou serviços para o próprio entretenimento.

Já uma pesquisa realizada pelo banco NEON indicou que 72% dos jovens não guardam dinheiro, mostrou que 22% indicam que o motivo de não investir é pela falta do conhecimento técnico. Desse público 15% afirma não contar com uma solução de planejamento adequada.
Com esse tipo de comportamento dos jovens da geração Z, foi identificada uma necessidade deles saberem controlar suas finanças e também de existirem profissionais que ajudem esses jovens a se organizar financeiramente como os coaches de finanças. Esses profissionais tem como premissa saber alterar padrões de pensamentos e crenças limitantes em relação ao dinheiro dos seus coachees, como são chamadas as pessoas que estão passando pelo processo de coaching. Com isso, eles conseguem tomar melhores decisões financeiras…

A partir dessa oportunidade a terapeuta financeira, Aline Soaper desenvolveu o curso de formação em coaching financeiro, o FinCoach. Com o objetivo de formar coaches de finanças pelo Brasil a fora, ela acredita que daqui há alguns anos veremos jovens mais conscientes em relação ao dinheiro e no seu curso de formação de coaching ela sempre tenta unir dinheiro com propósito: “Dinheiro é uma ferramenta poderosa para realizar sonhos e acelerar a conquista de objetivos sejam uma viagem, uma casa própria ou a aposentadoria dos sonhos, mas as pessoas precisam de ajuda na hora de romper com as suas crenças limitantes, por isso desenvolvi o meu curso de formação em coaching financeiro”, afirma Aline Soaper.

Uma pesquisa levantada pela CNDL/SPC Brasil mostrou que 46% da juventude, entre 25 a 29 anos, estão no vermelho. Na faixa de 18 a 24 anos, o índice é de 19%. Se somados os dois grupos, mais de 12 milhões estão com as contas no vermelho. Por isso, aperfeiçoar a programação mental pode ajudar esse público a construir uma nova realidade.

Um dos alunos do Fincoach, Eduardo Caetano explica bem como funciona o curso e a profissão de coach financeiro: “No processo de coach, o profissional não faz as tarefas financeiras para as pessoas, mas ensina o cliente a pensar, a quebrar crenças padronizadas durante a evolução de aprendizagem” afirma Eduardo Caetano. E ainda explica o que é ser um coach financeiro: “Ser coach financeiro é mais do que colocar em ação uma tarefa que é submetido por exemplo ao consultor. Ser fincoach é ter em mente e reproduzir para as pessoas uma conscientização sobre como pensar em controlar as finanças”, afirma o coach.

Curso de Coaching Financeiro

A palestrante e terapeuta financeira Aline Soaper vai ministrar o curso Fincoach por uma plataforma online. O curso para se tornar coach financeiro vai oferecer entre os dias 01 a 08 de julho uma semana de Introdução ao Coaching Financeiro que será 100% gratuita e online.

Nesta semana, as pessoas vão ter a oportunidade de se conscientizar referente à estabilidade financeira, mudando alguns padrões de pensamento para mudar a realidade financeira. As vagas são limitadas.

Aline Soaper já treinou mais de 300 coaches, ensinando a modificar os padrões de pensamento para mudar a realidade financeira. É Master Coach Financeiro e Analista Comportamental formada pela Florida Christian University,certificada como Life Coach, Business e Executive Coach, Coach Criacional, PNL e Terapia Financeira. Advogada por formação e empreendedora por vocação, é empresária há 20 anos, palestrante e fundadora do Instituto Soaper, que tem como missão levar formação, instrução e treinamento às pessoas que querem ter mais resultado pessoal, profissional e financeiro, com equilíbrio para aproveitar a vida.