Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitura e religiosidade: o crescimento do setor literário religioso no Brasil

Diante do otimismo desse cenário, mais autores têm buscado publicar suas obras, podendo até mesmo transformar isso em fonte de renda


Por Estadão Conteúdo Publicado 04/07/2019
Divulgação

Religiosidade e gosto pela leitura andam juntos. Pelo menos é o que indicam pesquisas recentes que apontam o crescimento da literatura religiosa no Brasil. Segundo estimativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), o faturamento com a venda de obras religiosas supera os R$ 500 milhões ao ano. Em 2017 o setor religioso teve um aumento significativo em volume de 1,99%.

O mercado editorial brasileiro vem sofrendo uma retração constante nos últimos cinco anos. No ano passado (2018) houve queda na produção de livros de 11%, o que quer dizer uma redução de 43,4 milhões com relação ao ano de 2017. O cenário desanimador parece não surtir efeito no faturamento das obras religiosas, que registrou crescimento de 1,07%, em contraste com o de livros didáticos, que encolheu 5,64% no mesmo período.

Mesmo quando apresenta uma queda de 2,47% na venda total dos exemplares religiosos, o quadro é ainda bem otimista se comparado com os livros didáticos, que tiveram recuo de 10,63%, e com as obras gerais (-9,66%), segundo estimativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). De acordo com a mesma pesquisa, em 2018 mais de 87 milhões de exemplares foram vendidos no segmento de obras religiosas, o que corresponde a um total de 24,88% do mercado editorial nesse ano

Diante do otimismo desse cenário, mais autores têm buscado publicar suas obras, podendo até mesmo transformar isso em fonte de renda. Um bom exemplo desse fenômeno é o escritor e poeta Valério Dionísio, que tem em seu repertório de publicações seis livros entre poesias e reflexões religiosas. Ele tem feito parte do crescente grupo de autores religiosos que buscam publicar e encontram forte retorno e procura por suas obras.

Valério dá continuidade à sua carreira de escritor religioso em seu mais novo lançamento, “Poesias que enaltecem a vida – teus planos para uma manhã”. O autor busca através de suas obras trazer reflexões para a vida e uma maior conexão com a espiritualidade abordando uma visão cristã. Valério Dionísio é o retrato do positivo crescimento do setor editorial religioso brasileiro.

Para conhecer mais sobre o autor e ficar por dentro das obras de um dos exponentes da literatura religiosa cristã no Brasil, basta clicar https://editoraalbatroz.com br/projects/olhar-tua-face-no-mais-profundo-ser-de-minha-vida/

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.