Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Frio volta em SP; no Sul, cidades registraram temperaturas abaixo de zero grau

A frente fria, vinda do oceano, que chegou nesta terça-feira, 13, provocou pancadas de chuva em vários locais do litoral, da capital e do interior do Estado de São Paulo


Por Estadão Conteúdo Publicado 14/08/2019
Foto: Divulgação
Uma nova frente fria atingiu o Rio Grande do Sul com tudo e fez as temperaturas despencarem nesta quarta-feira, 14, em quase todas as regiões do Estado, em especial na Serra, Fronteira Oeste e Norte gaúcho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 14 municípios do RS registraram temperaturas abaixo de zero grau, entre eles a cidade de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra onde os termômetros marcaram -4°C.

Em Vacaria, durante o alvorecer de hoje fez -2,9°C e -2,1° em Cambara do Sul. Na Serra a quarta-feira começou com o dia nublado, mas apesar do intenso frio, o dia deve ter períodos de sol. Em Caxias do Sul, durante a madrugada foi de 0°C e a máxima não deve passar de 13°C hoje.

Já a temperatura mínima na Grande Porto Alegre foi de 2,5°C às 2h da manhã. Marca anotada no bairro rural de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. E que for assistir hoje à noite o jogo do Grêmio na Arena em Porto Alegre prepare o casaco, luva e manta. A projeção para 22h zona norte de Porto Alegre, onde ocorrera a disputa é de 8°C, uma das menores desde a inauguração da Arena em 2012.

Para os motoristas que transitam pelas rodovias da Serra gaúcha, durante a manha desta quarta-feira, 14, a Polícia Federal emite um alerta para redobrar os cuidados no trânsito, pois há possibilidade de gelo na pista.

Mínimas de hoje no RS
São Jose dos Ausentes -4°C
Vacaria -2,9°C
Cambara do Sul -2,1°C
Quaraí -1,8°C
Santana do Livramento -1,3°C
Dom Pedrito -0,7°C
Passo Fundo atingiu -0,9°C
Soledade -1,0°C
Erechim -0,2°C
Lagoa Vermelha -0,9°C
Serafina Corrêa -1,8°C

SÃO PAULO
A temperatura despencou na cidade de São Paulo e não deve passar dos 14ºC nesta quarta-feira, 14. A frente fria, vinda do oceano, que chegou nesta terça-feira, 13, provocou pancadas de chuva em vários locais do litoral, da capital e do interior do Estado de São Paulo.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), em algumas regiões da capital, além do frio e garoa ocasional, há redução de visibilidade horizontal provocada por névoa úmida. Os termômetros devem registrar 11°C no fim da noite e os percentuais de umidade do ar oscilam entre 60% e 95%.

Na tarde de segunda-feira, 12, a estação meteorológica do Mirante de Santana registrou 30ºC, a maior temperatura do inverno (anterior era de 29,8°C registrada no último sábado, 10) e sendo superada somente em 6 de abril, quando fez 30,2°C.

Na quinta-feira, 15, a madrugada será fria com temperatura em torno dos 9°C e amanhecer com sol entre poucas nuvens. Não há previsão de chuvas e a temperatura máxima chega aos 21°C, com os menores índices de umidade do ar próximo dos 32%. Mesmo com sol a sensação de frio será sentida ao longo do dia, por causa dos ventos úmidos que sopram do mar.

Acolhimento de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de São Paulo intensificou as ações de acolhimento de pessoas em situação de rua através da Operação Baixas Temperaturas, a partir da noite desta terça-feira por causa das baixas temperaturas.

De acordo com a Prefeitura , a operação segue até 20 de setembro e será reforçada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13°C ou sensação térmica equivalente. Desde o início, a ação já registrou mais de 910 mil acolhimentos nos Centros de Acolhida e Centros Temporários de Acolhimento (CTAs). Destes, mais de 20 mil foram durante os plantões (noite/madrugada) da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.