Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como o planejamento para o próximo ano pode garantir um 2020 ainda melhor

Quando um planejamento não é feito, problemas como perder prazos e aumento dos níveis de ansiedade começam a aparecer


Por Estadão Conteúdo Publicado 20/12/2019
Foto: StartupStockPhotos por Pixabay

Ao levar em consideração que muitas pessoas acabam não conseguindo fazer tudo o que querem durante os seus dias, é possível afirmar que uma organização pessoal e profissional é bastante importante.

Além disso, são comuns os relatos de insatisfação com a rotina corrida e muitas vezes cheia de compromissos que as pessoas têm.

Porém, por vezes as pessoas possuem um dia de folga no trabalho, mas acabam não conseguindo aproveitar este tempo para algo que seja útil. Seja ler um livro relacionado com a área de trabalho, ou até mesmo estudar um outro idioma.

Assim, quando um planejamento não é feito, problemas como perder prazos e aumento dos níveis de ansiedade começam a aparecer.
E também, tanto na vida pessoal quanto nos negócios, esta falta de organização e planejamento para o ano seguinte pode acabar gerando problemas financeiros e discussões familiares.

Afinal, se uma pessoa não planeja uma viagem de turismo em Sergipe, por exemplo, e compra passagens e o pacote turístico de última hora, os valores serão mais altos.

Outro exemplo é a compra de algum item para a casa como um conjunto novo de panelas ou uma TV de última geração. Se estas compras não forem realizadas com consciência e organização, podem acabar gerando problemas no futuro para que as contas sejam pagas corretamente.

Por isso, para conseguir uma redução de custos em projetos pessoais e profissionais, é essencial se planejar. Através de planilhas ou utilizando um caderno para escrever tudo o que é será feito no próximo ano, é possível ter uma clareza maior sobre as possibilidades que existem.

Inclusive em questões do dia a dia, como a contratação de uma diarista para manter a casa em ordem, é preciso entrar em contato com a profissional antes. Da mesma forma, ao buscar a contratação deste tipo de serviço de forma recorrente, quem está contratando deve se organizar para conseguir pagar pelo trabalho realizado.

Da mesma forma, o controle do uso do cartão de crédito no supermercado, no shopping ou em lojas no centro da cidade também é necessário. Pois se as pessoas não entendem suas necessidades e também os limites, fica muito mais complicado de levar uma vida tranquila e sem imprevistos.

Por isso, é interessante colocar tudo no papel ou registrar de forma eletrônica, para garantir que as compras que são realizadas, ainda que através de aplicativos de celular e lojas online, estejam sempre bem organizadas e dentro da realidade de cada pessoa.

Por outro lado, projetos a longo prazo como encomendas de móveis planejados ou a visita a uma nutricionista esportiva periodicamente, também exigem atenção de todos. Afinal, como o tempo se torna escasso, qualquer questão que fique fora da rotina acaba afetando a qualidade de vida das pessoas.

E é por isso que incluir um novo hábito na rotina diária é um grande desafio. Além de ser preciso trabalhar a disposição para fazer uma mudança, é também necessário reorganizar rotas e o tempo dedicado para este tipo de atividade.

Assim, planejar o que é possível realizar e garantir que cada coisa aconteça conforme o que foi pensado contribui, e muito, para a rotina das pessoas.

O planejamento anual pode ser feito para projetos maiores ou objetivos macro. Por outro lado, também é interessante organizar as prioridades por semestre, a cada três meses ou mensalmente. Assim, fica mais fácil de visualizar aquilo que deve ser feito a cada período de tempo.

Nesse sentido, levando em consideração alguém que trabalhe o dia inteiro em São Paulo, mas que mora em Santo André. Se acontece um imprevisto com o pet durante a noite, é preciso fazer o deslocamento até um veterinário e um laboratório veterinário em Santo André para realizar exames.

Ainda que seja uma emergência e impossível de incluir em um planejamento, se outras partes da rotina também estão desorganizadas, os efeitos negativos desta situação serão ainda maiores.

Por isso, mesmo que organizar projetos e tarefas prioritárias não seja garantia de uma vida 100% tranquila e com sucesso, o caminho fica um pouco mais fácil. Afinal, até a mentalidade de uma pessoa planejada é mais positiva e capaz de conseguir aproveitar oportunidades com maior facilidade.

Nesse sentido, ter um planejamento também é interessante para quem investe seu dinheiro, ou faz apostas na quina. Isso pois quando algum valor de rendimentos ou ganhos na loteria são recebidos, fica muito mais fácil de gastar este dinheiro em algo que realmente faça sentido.

Pensando também na vida profissional e sucesso das empresas, o planejamento dos próximos 12 meses é imprescindível. Além disso, conseguir distribuir as metas e tarefas durante os meses também faz toda a diferença para melhorar os resultados.

Dessa forma, é possível que uma clínica de tratamentos estéticos, por exemplo, consiga organizar suas estratégias de marketing médico para crescer no seu nicho de atuação. Ou então que as empresas consigam inovar em seus processos produtivos. E também com possibilidade de oferecer melhores produtos e serviços para seus clientes.

Além disso, quem se planeja pode aproveitar quando cursos gratuitos são disponibilizados nas plataformas que utilizam para estudar. E também é possível organizar as finanças para investir em cursos quando for preciso.

Dessa forma, um advogado que busca por uma especialização específica, por exemplo, consegue garantir a participação em algum curso que deseja. Portanto, para ser um advogado de startups qualificado nesta área, se torna interessante realizar cursos de empreendedorismo e outras questões relacionadas a este estilo de empresa.

Considerando tudo isso, é possível perceber como um planejamento ainda em 2019 pode contribuir, e muito, para o sucesso na vida pessoal e profissional durante todo o ano de 2020.

Independentemente da realidade de cada um, ao organizar as prioridades é possível trabalhar com foco para a realização de cada sonho que exista.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.