Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A revoada dos cupins na primavera e no verão

Madeiras estão suscetíveis ao ataque de várias espécies de cupins, que se acasalam na primavera e no verão


Por Estadão Conteúdo Publicado 27/09/2019

A revoada dos cupins ocorre na primavera e no verão. São nestas estações do ano que os cupins se acasalam. Nas épocas úmidas milhares de reprodutores se preparam para a revoada, nestes períodos que eles geram novas colônias – que podem estar em sua residência ou empresa.

As revoadas são formadas pelos machos e fêmeas reprodutoras. Eles deixam seus respectivos ninhos em busca de um companheiro para iniciar uma nova colônia.

Sob ação de hormônios sociais específicos dos cupins, as formas aladas são enviadas a compartimentos subterrâneos. Após a entrada o cupinzeiro é fechado por centenas de cupins operários, provocando uma compressão dentro das câmaras de espera.

Em um determinado momento os cupins que estão trancados dentro do cupinzal começam uma intensa vibração com as asas, provocando um aumento da temperatura interna do cupinzal. Neste momento os cupins  operários, abrem a saída e milhares de casais saem em revoada numa gigantesca e efêmera nuvem de insetos

Chamados popularmente de cupins, esses insetos da ordem Isóptera, são conhecidos como aleluias, siriri ou sarará em algumas regiões do Brasil. Os isópteros são insetos sociais como as abelhas e formigas.

Atualmente, existem mais de duas mil espécies de cupins catalogados em todo o planeta. O traço comum entre as várias espécies é que todas se alimentam de estruturas ricas em celulose encontradas na madeira, papel, telas, tecidos, e gesso.

As madeiras estão suscetíveis ao ataque de várias espécies de cupins. Quando o ataque é realizado por cupins de madeira seca, o primeiro sinal é aquele pozinho de minúsculos em forma de grãos duros que aparecem no chão próximo aos móveis.

Empresas especializadas em descupinização podem tratar o solo da obra com uma substância que mata ou repele os cupins. Esse tratamento geralmente oferece proteção contra cupins por um período de pelo menos cinco anos.

Controle de Pragas
Para que o controle de pragas tenha êxito a primeira coisa a se fazer é identificar qual seu tipo específico e em seguida adotar uma estratégia de controle correta para sua residência, empresa ou indústria fique livre da praga em questão. É de suma importância o monitoramento e a prevenção para que a praga não retorne.

Os ambientes urbanos têm uma vasta rede de esgoto e uma enorme quantidade de lixo, esses dois fatores quando não são administrados de forma correta criam um ambiente ideal para as tão indesejadas pragas.

Elas comem de tudo e o lixo que produzimos é uma excelente fonte de alimento, assim como ambientes caseiros, onde eles encontram proteínas, carboidratos, gorduras e água, ou seja, alimentos necessários para a sua sobrevivência.

Por isso a melhor forma de combatê-los é, sem dúvida, a prevenção e muitos dos problema poderiam ser evitados com a ajuda da população. Muitas das campanhas governamentais como as relacionadas a dengue, por exemplo, com a divulgação e engajamento da população, fizeram com que caísse drasticamente o número de casos da doença, mas não se pode baixar a guarda.

Outros tipos de pragas podem ser evitados da mesma forma. O descarte de lixo em locais não preparados para o descarte que contribui para o aparecimento de pragas como os ratos, baratas e escorpiões.

O controle de pragas se desenvolveu como uma ciência, existe um conhecimento empírico por trás do controle e para resolver cada situação específica. É preciso que a empresa contratada para o controle de pragas tenha experiência e a expertise necessária para cada ação.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.