Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Campo Grande reabre comércio, mas impõe restrições diante de coronavírus


Por Folhapress Publicado 06/04/2020
Fiscais circulam nas ruas de Campo Grande – Foto: Prefeitura de Campo Grande

Após prolongar o toque de recolher aos moradores até o dia 19 de abril, a prefeitura de Campo Grande (MS) decidiu reabrir a maior parte do comércio e estabelecimentos de serviços local a partir desta segunda-feira (6). As repartições públicas municipais também serão reabertas.


Seguindo algumas regras preventivas ao novo coronavírus, quase todas as atividades podem retomar o trabalho, mas ainda estão suspensos alguns setores específicos, como escolas, feiras, shoppings, galerias de lojas e casas noturnas.
Independentemente da atividade, locais de atendimento ao público funcionarão com 30% da capacidade.


A prefeitura também exigiu a demarcação de distanciamento mínimo de 1,5 metro em filas. Máquinas de pagamento deverão ser higienizadas após cada uso.
Segundo a prefeitura, uma força-tarefa de 470 servidores está nas ruas a partir desta segunda-feira para fiscalizar o cumprimento das regras.
Outros serviços, como lojas de material de construção, lotéricas, agências bancárias, setor industrial e a construção civil foram autorizados a funcionar ainda na semana passada.


Apesar da liberação, a prefeitura também recomendou que o comércio e o setor de serviços restrinjam o horário de funcionamento das 9h às 16h30. Deve haver ainda controle de acesso às lojas para evitar aglomerações e os clientes não poderão provar peças de vestuário.


A recomendação é que funcionários que utilizam transporte coletivo utilizem máscaras de proteção na ida e volta do trabalho. Devem ser ajustados horários diferenciados de entrada e saída de empregados para reduzir o número de pessoas circulando e utilizando ônibus ao mesmo tempo.
Para atender o aumento de fluxo de usuários, o transporte coletivo da cidade terá a frota ampliada de 33 para 250 ônibus, com circulação entre 5h e 21h30. Todos os usuários terão de viajar sentados e os veículos deverão transitar com as janelas abertas.


Os cartões de gratuidade de ônibus para idosos e estudantes e o transporte individual de passageiros por mototáxi continuam suspensos na cidade.
A prefeitura da capital de Mato Grosso do Sul havia instituído toque de recolher para os moradores desde 25 de março. O decreto foi prorrogado até o dia 19 de abril. A não ser de forma justificada e entre os trabalhadores de serviços essenciais, ninguém pode transitar na rua entre 22h e 5h.


O plano de reabertura das atividades comerciais de Campo Grande prevê ainda que, a partir da próxima segunda-feira (13) serão retomadas outras atividades, como o mercadão e o camelódromo da cidade.
Até a publicação desta reportagem, o estado tinha regIstro de 66 casos de contaminação e uma morte em decorrência da Covid-19. No país, somam-se 553 óbitos e 12.056 infectados.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.