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BRK Ambiental faz inspeções contra fraudes e recupera 36,9 milhões de litros de água em Limeira

Em nota, concessionária diz que realizou 9.148 vistorias e identificou irregularidades em 349 pontos


Por Redação Educadora Publicado 26/02/2020

A BRK Ambiental de Limeira divulgou na tarde desta quarta-feira (26) que, no ano passado, 9.148 vistorias foram realizadas com o objetivo de identificar fraudes nos hidrômetros. Do total das vistorias realizadas, em 349 foram detectadas irregularidades o que representa 3,8% do total.

“Com o combate às irregularidades, conseguimos recuperar 36,9 milhões de litros de água para o município. Essa quantidade é o suficiente para abastecer 6.150 pessoas por um mês. É mais disponibilidade de água para toda a população”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira, por meio de nota.

A vistoria é realizada por funcionários da concessionária que, durante os serviços realizados, fazem uma análise visual para constatação de possíveis irregularidades. Além disso, quando o sistema aponta variações de consumo uma equipe vai até o local para verificar.

“Alguns tipos de fraude que podem ocorrer são: ligação direta/by-pass, em que o cliente tem a ligação de água, com hidrômetro, mas faz ligação direta do ramal para o encanamento interno de seu imóvel, sem o devido registro de água pelo hidrômetro. No caso do by-pass, o cliente “controla” internamente por um registro o quanto de água consumida será registrada.  Tem também a ligação clandestina, na qual o cliente não tem ligação com hidrômetro, fazendo a conexão direta com o ramal da Concessionária, avarias do medidor como furado com arame, imã e morsa, também são consideradas como fraude”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira.

A partir da identificação da fraude, a concessionária emite um Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI), com as informações sobre a fraude identificada. A partir disso, aplica as sanções previstas na Resolução ARES/PCJ nº 50 que variam de acordo o tipo de fraude, mas podem ser desde a cobrança do hidrômetro até cobrança de valores retroativos e o corte do fornecimento de água.

“As fraudes geram prejuízos para todos os clientes. Elas são realizadas de forma precária e podem ocasionar grandes vazamentos e, por não serem tarifados, o consumo pode ocorrer sem consciência. O resultado é o desperdício de água. Além disso, o cliente que realiza a fraude pode ter sua água contaminada pelo dispositivo que ele utilizou para interferir no sistema”, complementa Fernando.

O trabalho de combate às fraudes ocorre ao longo de todo o ano. A concessionária diz que está à disposição dos clientes por meio dos canais de atendimento como o telefone 0800 771 0001, site, redes sociais e aplicativo.

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