Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ribeirão Preto estuda flexibilizar abertura do comércio a partir da próxima semana

Decreto do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) estabelece a suspensão de atividades não essenciais até a próxima quarta-feira (22)


Por Folhapress Publicado 16/04/2020
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto estuda flexibilizar as restrições de isolamento social impostas devido à pandemia do novo coronavírus e permitir a reabertura de alguns estabelecimentos comerciais a partir da próxima semana.

O decreto do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) estabelece a suspensão de atividades não essenciais até a próxima quarta-feira (22). Em entrevistas na quarta (15), o prefeito afirmou que tem feito reuniões com autoridades de saúde e entidades de classe sobre a possibilidade de reabrir alguns setores de forma gradual.

Na terça (14), associações ligadas aos setores de comércio e serviços -principais pilares econômicos da cidade- fizeram reunião por videoconferência com o prefeito e o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

A Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) apresentou sugestões à prefeitura e, conforme empresários que participaram da discussão, o governo informou que o cenário da doença na cidade permite prever a reabertura de forma gradativa de alguns tipos de estabelecimentos comerciais.

A cidade tem 189 casos confirmados da Covid-19, segundo o departamento de vigilância em saúde, com cinco mortes. A última, de um homem de 87 anos que tinha doenças cardiovascular e neurológica crônicas, foi registrada na segunda-feira (13).

Por meio de sua assessoria, o presidente da Acirp, Dorival Balbino, afirmou que há um “clima de ansiedade” no empresariado, já que há sérias dificuldades para que algumas empresas mantenham seus negócios.

Além da Acirp, a reabertura do comércio foi defendida na reunião pelo Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) e pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

As duas entidades pediram a reabertura imediata de empresas como lojas de tecidos, confecções, aviamentos, perfumaria, higiene pessoal, papelaria e escritórios de contabilidade e de advocacia.

Nogueira afirmou que as reuniões ocorrerão até o final desta semana, mas descartou, por ora, a reabertura de locais como igrejas, cinemas e escolas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.