Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pai que perdeu filho de 2 anos para o câncer cria dispositivo para salvar crianças com a doença

O dispositivo é um "wearable", espécie de adesivo que conecta o paciente ao médico e envia informações em tempo real pela internet


Por Redação Educadora Publicado 26/08/2020
O garotinho Lucas perdeu a vida para um câncer com apenas 2 anos
(Foto: Arquivo Pessoal)

Após um capítulo triste na história do engenheiro e empresário Joel Oliveira ele decidiu mudar de vida e trabalhar para deixar um legado. Joel perdeu seu filho Lucas, com apenas dois anos, para um câncer e, depois disso, criou um equipamento para ajudar a salvar a vida das crianças com a doença: “Eu quero que os outros pais não passem pelo que eu passei“.

O dispositivo, um “wearable”, simples e complexo ao mesmo tempo, é uma espécie de adesivo curativo, como um “band-aid”. Usando tecnologia, inteligência artificial, internet das coisas e conceitos como machine learning, ele envia informações de alterações no corpo da criança para a família e para o hospital.

“Toda pessoa em tratamento oncológico ela vive no estado neutropênico, e o que é isso? A imunidade desce a níveis tão baixos que qualquer outra doença pode se instalar e matar. Na criança é pior porque ela não tem consciência dos sinais do corpo, de que está com febre ou com taquicardia, por exemplo”, explica o empresário.

“Você não está levando só a tecnologia, o pai e a mãe têm a tranquilidade de ter alguém a mais olhando pela saúde do seu filho. As famílias veem um fio de esperança para que seus filhos tenham um maior conforto durante o tratamento”, avaliou.

TECNOLOGIA PERMITE OTIMIZAR O TRATAMENTO

Joel encara dispositivo que desenvolveu como um legado da sua vida
(Foto: Arquivo Pessoal)

Além de servir como um anjo da guarda na vida das crianças com câncer, já que o dispositivo permanece monitorando a saúde delas o tempo todo, o projeto também visa melhorar o tratamento desses pacientes.

“Essas informações ficam salvas na nuvem e podem auxiliar os médicos a modificar o tratamento, alterar o uso dos medicamentos e isso pode revolucionar o tratamento. Nós vamos salvar muitas crianças”, disse.

Somente no Brasil hoje há cerca de 65 mil crianças em tratamento de câncer e de acordo com o Ministério da Saúde serão diagnosticadas mais de 12 mil por ano com a doença. No mundo são mais de 362 mil crianças diagnosticadas anualmente com câncer.

DISPOSITIVO ESTÁ PRONTO E TESTADO, E PRECISA DE APOIO

Joel desenvolveu projeto com os sócios, o cirurgião Wagner Marcondes e o administrador William Sousa
Joel desenvolveu projeto com os sócios, o cirurgião Wagner Marcondes e o administrador William Sousa
(Foto: Arquivo Pessoal)

O wearable já foi todo testado e agora a Luckie Tech, empresa criada por Joel para o projeto, está buscando incentivos para colocar o trabalho em prática. “A gente não queria pegar dinheiro das pessoas para desenvolver, mas para executar. Então criamos tudo e agora queremos ajuda para realizar”, comentou.

Para isso, ele criou uma vaquinha online na plataforma Benfeitoria. O objetivo inicial é levantar R$ 186 mil. O dinheiro será usado para monitorar as crianças do Hospital de Assistência à Criança com Câncer (GACC), de São José dos Campos (SP), onde o filho de Joel recebeu tratamento por mais de um ano.

Joel é engenheiro, foi presidente de multinacional e está dedicando todo o seu tempo a esse trabalho. “Estou indo na contramão do mercado, que usa a inteligência artificial para o consumo, para lucrar”, disse.

E o que o fez batalhar por essa causa do paciente oncológico foi perder alguém que tanto amava. “Eu não olho com tristeza para esse projeto, mas com alegria por poder ajudar outras pessoas”, disse. Luckie em inglês significa sortudo e é uma referência ao nome Lucas, filho de Joel.

Depois a ideia é expandir o monitoramento para outros hospitais do país. “Realmente é uma Razão para Acreditar”, finalizou Joel.

A iniciativa tem o apoio das empresas Embraer, Claranet, MZ Multimidia, Agência Esgrima, Kainos, Ubuntu, Volvo, Lino Engenharia, Scapa, Andrea Araújo joias, Rafaela Noivinhos e Cia, Agência Zombie, Proa Tecnologia, Müller Mazzonetto adv., IClubs, Inspire Sorrisos, Ulhôa Canto advogados e Rede Sustentare.

* Fonte: Razões para Acreditar

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.