Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marido publica despedida emocionante em nome da esposa que estava em coma

A enfermeira Graziella Cristina estava em coma devido a um câncer no pâncreas e lamentavelmente Graziella morreu no domingo (23)


Por Redação Educadora Publicado 27/08/2020
Marido publica despedida emocionante em nome da esposa que estava em coma
Foto: Reprodução/Facebook

Bruno Barbosa Moura, de 41 anos, decidiu fazer uma publicação de despedida para a esposa, Graziella Cristina Silva Barbosa, também enfermeira, de 38 anos, que estava em coma devido a um câncer no pâncreas. O post foi feito no dia 19 de agosto, mas, Graziella não resistiu e faleceu no último domingo (23).

Na homenagem, o enfermeiro escreve em primeira pessoa, como se fosse Graziella falando: “Preciso compartilhar com vocês que está chegando minha hora de partir. Na verdade, nem estou mais aqui. Estou presa nos meus pensamentos, aguardando o momento de ser libertada. E estou em paz, porque nesta vida fiz tudo o que quis. E lutei o quanto pude para vencer mais este desafio”.

Foto: Reprodução Redes Sociais



Bruno também relata que, em maio, ela começou a sentir dores nas costas e, naquele mês, após ser diagnosticada e medica pelo ortopedista, ela foi liberada. As dores, entretanto, se agravaram, e Graziella teve que voltar a uma rotina de exames e foi diagnosticada com metástase óssea na coluna.

Um novo exame com oncologista apontou metástase com vários tumores no fígado. Graziella, muito debilitada, foi internada e teve o diagnóstico definitivo: câncer de pâncreas com metástase no fígado e coluna.

A partir de então, ela começou o tratamento com sessões de quimioterapia.

O casal, que morava em Santos, litoral paulista, estava junto há 13 anos. Eles tiveram três filhos: um garoto de oito anos e duas gêmeas de três anos.

Graziella era ativista em prol do SUS (Sistema Único de Saúde), da amamentação e do parto humanizado.

Leia a íntegra da mensagem publicada pelo marido de Graziella

“Meus queridos amigos

Bruno esteve aqui no hospital e me contou sobre como todos estão preocupados comigo, então resolvi dar notícias para tentar amenizar a angústia de vocês. Infelizmente eu mesma não estou em condições de fazer isto, portanto pedi a ele que fizesse por mim. Tenho certeza de que ele escreveu exatamente o que eu gostaria de dizer, pois depois de tantos anos juntos ele me conhece muito bem e eu a ele.

Nos últimos meses eu passei por maus bocados. Precisei deixar o trabalho que amo para me cuidar, sofri com dores e com os efeitos colaterais do tratamento, chorei por medo do futuro e fui perdendo minha autonomia aos poucos.

Entretanto, fui inundada de carinho por tanta gente que meu coração se encheu de otimismo. Amigos íntimos e distantes, colegas, parceiros, familiares e até pessoas que nem me conheciam mas me admiravam. Encarei minha realidade cheia de coragem e força. Claro que tive meus momentos de fraqueza, mas logo enxugava as lágrimas e erguia a cabeça para enfrentar o que viesse pela frente.

Afinal, eu adoro viver. Adoro o pôr do sol na praia, reunir os amigos, ir ao cinema, viajar. Ah, como eu amo viajar. E adoro sorrir também. Às vezes sorrio até quando estou triste, na tentativa de esquecer minhas próprias tristezas.

Amo ser mãe. É algo que eu sempre quis ser. Ter sido presenteada com 3 filhos foi muito mais do que eu poderia esperar. E dar à luz gêmeas, de parto natural, foi minha maior realização. E olha que não foram poucas as coisas que conquistei.

É por isto, amigos, que preciso compartilhar com vocês que está chegando minha hora de partir. Na verdade nem estou mais aqui. Estou presa nos meus pensamentos aguardando o momento de ser libertada. E estou em paz, porque nesta vida fiz tudo o que quis. E lutei o quanto pude para vencer mais este desafio.

Mas não se pode ganhar todas. Esta batalha estou perdendo, mas pelo menos agora não sofro mais. Estou indo para algum lugar desconhecido mas sei que lá não há tristeza nem dor. Por isto, não fiquem tristes. Entendam que minha jornada está chegando ao fim.

Juro que queria ficar. Eu tentei, fiz de tudo, aguentei firme o quanto pude. Mas estou cansada. Agora estou descansando enquanto espero o momento derradeiro.

Bruno, meu amor, terá que se virar sem mim. Eu sei o quanto ele me ama e o quanto vai sentir minha falta mas era angustiante ver em seus olhos o quanto ele sofria me vendo sofrer e o esforço que fazia para se segurar e me dar força. Agora ele já pode chorar. Não precisa mais se conter. E estou tranquila porque sei que ele cuidará maravilhosamente dos nossos filhos.

Eu sei que deixo um legado. Um legado de amor, companheirismo, bondade, amizade, comprometimento, empatia e profissionalismo. Sobretudo, um legado de alegria. Lembrem-se de mim assim: alegre. A minha vida foi feliz.

Quero agradecer a todos por tudo. E quero me despedir dizendo que todos vocês estão em meu coração.

Até breve.”

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.