Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mãe faz máscara transparente para a filha surda

Professora criou máscara adaptada para que a filha pudesse enxergar sua boca: deficiente auditiva, a jovem faz uso da leitura labial para se comunicar


Por Redação Educadora Publicado 03/06/2020
Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

Quando a professora Arlene Cristina, 51, saiu na rua usando uma máscara adaptada com transparência na região dos lábios, muitas pessoas estranharam e encararam o seu rosto. “As pessoas olhavam. Acho que eles pensaram que eu queria mostrar o meu batom”, brinca.

A transparência no lugar do tecido, no entanto, não era resultado de simples vaidade. Arlene decidiu fazer a máscara adaptada para que a filha Nathalie Cooper, 26, pudesse enxergar sua boca: deficiente auditiva, a jovem faz uso da leitura labial para se comunicar.

Diagnosticada com surdez bilateral aos 5 anos de idade, Nathalie é surda oralizada — ou seja, ela consegue falar e se comunica pelo português, mas precisa da leitura labial para compreender os outros.

“Eu achava que ela escutava porque ela falava muito bem. Até que um dia, no hospital, uma médica colocou uma sulfite na frente [da boca] e ela falou: ‘Não estou te ouvindo'”, conta Arlene. “A médica falou que ela estava fazendo a leitura labial, que não estava escutando. As informações são do portal UOL.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.