Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Júpiter e suas luas estarão visíveis nesta segunda (10) durante toda a noite

Além do planeta, quatro de suas luas também poderão ser observadas com a ajuda de um binóculos ou de uma luneta simples.


Por Estadão Conteúdo Publicado 10/06/2019
NASA

A noite desta segunda-feira (10 de junho) será a melhor para observação de Júpiter em 2019. Especialistas afirmam que, a olho nu, é só procurar pelo ponto mais luminoso no céu para identificar o gigante gasoso. Além do planeta, quatro de suas luas também poderão ser observadas com a ajuda de um binóculos ou de uma luneta simples.

Todos os anos, Júpiter e a Terra passam por um período de maior aproximação, por conta do movimento de suas órbitas. Hoje, contudo, o fenômeno se destaca pois o planeta estará brilhando mais intensamente por conta de sua posição — em oposição ao Sol, para observadores terrestres.

Vale ressaltar que para uma boa observação de Júpiter e suas luas (Europa, Ganimedes, Io e Calisto), o céu precisa estar limpo e é necessário estar em locais distantes dos centros urbanos, onde há menos poluição luminosa.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.