Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Homem que usou braçadeira nazista em bar é denunciado pelo MP

Ele foi flagrado com uma braçadeira vermelha e símbolo da cruz suástica, similar ao modelo usado por nazistas, em um bar de Unaí, a 400 km de BH, em dezembro


Por Bruno Bortolan Publicado 22/01/2020
Homem que usou braçadeira nazista em bar é denunciado pelo MP

O Ministério Público de Minas Gerais denunciou nesta quarta-feira (22) o homem que foi flagrado com uma braçadeira vermelha e símbolo da cruz suástica, similar ao modelo usado por nazistas, em um bar de Unaí, a 400 km de Belo Horizonte, em dezembro.

José Eugênio Adjuto foi denunciado com base no artigo 20 da lei 7.716/89, que prevê pena de reclusão a quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. A pena é de dois a cinco anos e multa.

Segundo a Promotoria, as investigações apontaram que Adjuto tinha posicionamentos extremistas e conhecimento histórico sobre a Segunda Guerra Mundial e sabia o que o símbolo representava, além de ter fabricado a faixa artesanalmente.

Em depoimento à Polícia Civil, em dezembro, Adjuto disse que descobriu em pesquisas na internet que a suástica era usada como amuleto de sorte antes de ser usada pelo Partido Nazista na Alemanha.
O delegado responsável pelo caso, Leandro Coccetrone, concluiu que, pelo histórico encontrado em seu computador, Adjuto conhecia a ligação entre o símbolo e a ideologia do partido liderado por Adolf Hitler e responsável pelas mortes de milhões de pessoas, na primeira metade do século 20.

Em depoimento à polícia, o acusado alegou ainda que sofria de depressão e ansiedade. A repercussão do fato nas redes sociais fez com que o inquérito fosse aberto ainda no dia 16 dezembro, dois dias depois de ele ser fotografado e filmado com o adereço.

Na noite do episódio, a Polícia Militar foi acionada e chegou a ir ao local, mas, segundo testemunhas, os policiais não abordaram o homem. Em nota, a PM disse que ele foi orientado a tirar a faixa do braço.

Na época, os policiais registraram um boletim de ocorrência interno, que é encaminhado pelo Comando da Unidade. Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar se a atuação e o protocolo adotado foram adequados.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.