Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Estado de São Paulo tem 162 casos de coronavírus e 4 mortes suspeitas, diz governo

Além de aumentar as vagas de UTI, o governo pretende aumentar a quantidade de testes


Por Folhapress Publicado 17/03/2020
Foto: Divulgação/Xinhua/Xiong Qi

O governo de São Paulo anunciou que investiga quatro mortes suspeitas por coronavírus e que há um total de 162 casos no estado.

Nesta terça-feira (17), também foi anunciado pelo governo a morte de um homem de 62 anos, hipertenso, diabético e sem histórico de viagem. O paciente, que estava no Hospital Sancta Maggiore Paraíso, teve início dos sintomas no dia 10 e morreu no dia 16.

O secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, e o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, concederam entrevista na tarde desta terça sobre a primeira morte por coronavírus no Brasil.

Os quatro óbitos suspeitos também estão na rede privada de São Paulo. No entanto, o governo se prepara para receber uma onda na rede pública.

“Inicialmente, impactou o sistema privado. É questão de dias, horas para impactar o sistema público”, disse o infectologista David Uip, que coordena os trabalhos contra o coronavírus em São Paulo.

Uip afirmou que o governo estuda utilizar hospitais apenas para atender pacientes de coronavírus. Segundo ele, há casos de unidades prontas, sem uso, que poderiam incorporar leitos de UTI.

Além de aumentar as vagas de UTI, o governo pretende aumentar a quantidade de testes. “Nós entendemos que é adequado tentar ampliar os centros de diagnóstico. Mas insisto: existe o mundo ideal e o real. O mundo ideal é fazer exames para todo mundo, isso não é real”, afirmou Uip.

De acordo com ele, no entanto, por enquanto continuarão sendo feitos exames em casos mais graves.

Uip afirmou ainda que há uma grande preocupação em relação aos profissionais da saúde. No entanto, a experiência tem mostrado que isso acontece entre 3 e 8 dias.

Além disso, nos casos graves, a situação piora a partir do terceiro dia. No caso do óbito confirmado, o homem foi internado no dia 14, após sintomas desde o dia 10.

O governo também fez um apelo à população, devido ao baixo estoque dos bancos de sangue. Segundo a administração estadual, o hospital com maior estoque tem quantidade suficiente para uma semana.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.