Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diabética e hipertensa, aposentada supera o novo coronavírus

Pela idade e por sofrer com diabetes e hipertensão, ela faz parte do grupo de risco do novo coronavírus, um motivo a mais para ser monitorada


Por Folhapress Publicado 03/06/2020

No final de abril, dona Lavínia Batista Mota Flávio, 76 anos, já apresentava os sintomas da covid-19, com tosse, febre, dor no corpo e falta de apetite, provocada pela ausência de paladar e olfato. Vendo a situação da mãe se complicar, a filha, Maria Joana, 45, a levou para o Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí (a 57 km de São Paulo).

“Ela estava totalmente fraca, quase sem condições de andar. Eu a levei quase arrastando para o hospital”, lembra Joana.

Mesmo assim, na primeira consulta, dia 18 de abril, o médico disse que dona Lavínia estava com pneumonia, receitou antibióticos e a mandou para casa, dizendo que se não melhorasse em cinco dias era para voltar ao hospital. Como não houve melhora, a filha novamente a levou no dia 24 e a aposentada ficou internada por dez dias.

Pela idade e por sofrer com diabetes e hipertensão, ela faz parte do grupo de risco do novo coronavírus, um motivo a mais para ser monitorada. “Durante a internação, deram o diagnóstico que era covid. E logo no primeiro dia já me deram um documento para assinar autorizando o uso da cloroquina. Assinei e ela ficou no isolamento, sem precisar ir para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, conta Joana, explicando que a mãe tomou oxigênio apenas por cateter no nariz.

Após a alta hospitalar, dona Lavínia passou para a internação domiciliar, usando oxigênio apenas para dormir. Segundo Joana, um médico do hospital vai até a residência em uma ou duas semanas para avaliar a condição da paciente e, provavelmente, retirar o oxigênio, já que ela está bem melhor, sem os sintomas iniciais.

Sobre a forma de contágio, a filha acredita que tenha sido por algum membro da família, que precisa sair para fazer compras ou trabalhar. Na casa, além de dona Lavínia, moram a filha com o marido e três filhos.

“Ela mesma não sai de casa, mas a gente precisa sair, precisa colocar comida na casa. Sempre tomamos os cuidados necessários, mas aconteceu”, diz Maria Joana, destacando que todos os moradores ficaram com sintomas de gripe nesse período, mas não chegaram a realizar testes da covid-19.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.