Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Covas recomenda que toda população de SP use máscaras na pandemia

Cidade de São Paulo tem registro de 8.024 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 563 resultaram em óbito


Por Estadão Conteúdo Publicado 16/04/2020
Coletiva de imprensa sobre Coronavírus. Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta quinta-feira, 16, um decreto que recomenda o uso de máscaras de proteção facial por toda a população da cidade durante a pandemia do novo coronavírus. A medida segue orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde ao indicar o uso preferencial dos itens caseiros, feitos com tecidos, para não desabastecer o sistema de saúde.

Segundo o decreto, o uso da máscara é visto como um “meio complementar de prevenção” e deve ser adotado “sem prejuízo de todas as recomendações profiláticas e de isolamento social”. “Fica recomendada a toda a população, sempre que possível, e quando for necessário sair de casa, a utilização de máscaras de proteção facial, confeccionadas conforme orientações do Ministério da Saúde.”

A medida já foi tomada por diversos municípios e Estados, dos quais mais de 40 (como Belo Horizonte, por exemplo) determinaram o uso obrigatório pela população. A máscara de tecido é indicada para evitar a propagação da covid-19 por pessoas assintomáticas.

A recomendação do uso ganhou espaço após especialistas e autoridades terem chamado a atenção para o uso intenso de máscaras pela população na China, na Coreia do Sul e em Cingapura, que tiveram transmissão menos intensa do novo coronavírus em comparação a países como Estados Unidos, Itália e Espanha, que concentram hoje grande parte dos casos e em que a população não tem o hábito de utilizar o item.

Até as 15 horas de quarta-feira, 15, a cidade de São Paulo tinha registro de 8.024 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 563 resultaram em óbito. Além disso, outros 28.467 casos são considerados suspeitos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.