Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Corintiano retirado após xingar Bolsonaro verá jogo em camarote

Torcedor corintiano Rogério Lemes, de 44 anos, recebeu um convite de Andrés Sanchez, presidente do clube


Por Estadão Conteúdo Publicado 07/08/2019

O torcedor corintiano Rogério Lemes, 44, que foi conduzido ao Jecrim por agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar após ter protestado contra Jair Bolsonaro, antes do clássico Corinthians x Palmeiras, no domingo (4) vai acompanhar o jogo contra o Goiás nesta quarta (7) às 19h15, pelo Campeonato Brasileiro, a convite de Andrés Sanchez, presidente do clube.

A assessoria de imprensa do Corinthians confirmou a presença de Lemes nesta quarta (7). Ele acompanhará a partida no camarote de Sanchez. Ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Sanchez não quis falar sobre o convite. O Corinthians emitiu nota nesta terça (6) repudiando a ação dos policiais.

“O clube historicamente reitera seu compromisso com a democracia e a defesa do direito constitucional de livre manifestação, desde que observados os princípios da civilidade e da não violência. A agremiação lembra que diferentes autoridades, entre elas o presidente do clube, já foram alvo de manifestações da torcida durante os mais variados eventos esportivos realizados no local e o episódio caracteriza-se como um grave atentado às liberdades individuais no Estado Democrático de Direito”, diz trecho da nota emitida pelo clube.

No clássico com o Palmeiras, no domingo (3), Lemes gritou ‘ei Bolsonaro vai tomar no cu’ durante a execução do hino nacional e foi retirado das arquibancadas pelos policias militares.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo disse, em nota enviada à imprensa, que “não houve prisão, mas a condução dele ao posto do Juizado Especial Criminal (Jecrim), onde foi registrado boletim de ocorrência não criminal e depois liberado para voltar a assistir à partida de futebol”.

Lemes, no entanto, disse à Folha de S.Paulo que algemado e agredido, inclusive com um mata-leão, em uma sala reservada na arena Corinthians. “Fui humilhado, algemado e um policial me deu um mata-leão. Quando me derrubaram, eu uso prótese após ter necrose na cabeça do fêmur, pedi para me levantarem e gritaram comigo: ‘você não é bom? Agora se vira’. Ainda estou com corpo dolorido, um pegou o meu dedo e começou a torcer”, disse Lemes.

O corintiano conta também que teve o celular apreendido e vasculhado pelos policiais. O aparelho, segundo ele, foi devolvido. “Eu perguntei para a delegada qual crime havia cometido, eu apenas expressei meu protesto político. Ela me respondeu que ali [no estádio] não é lugar para isso”, afirmou o torcedor.

A Secretaria de Segurança Pública afirma que o torcedor em momento nenhum “mencionou ter sido agredido” pelos agentes e informou que denúncias contra ações de policiais podem ser feitas na Corregedoria da Polícia Militar.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.