Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cães dos Bombeiros que atuaram em buscas de Brumadinho e do Edifício Andrea se aposentam em Fortaleza

Por conta das idades avançadas, os pastores-belgas Athos, de nove anos, e Uno, de oito, deixaram os postos


Por Redação Educadora Publicado 26/01/2020
Tenente Eliomar, subtenente J. Maria e soldado Gomes com os cães Anne (labrador) e Uno (pastor-belga malinois), do Corpo de Bombeiros do Ceará — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Ceará
Tenente Eliomar, subtenente J. Maria e soldado Gomes com os cães Anne (labrador) e Uno (pastor-belga malinois), do Corpo de Bombeiros do Ceará — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Ceará

Depois de atuarem nas buscas por vítimas na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, e no desabamento do Edifício Andrea, no Ceará, dois cachorros da Companhia de Busca e Regaste com Cães (CBRC) do Corpo de Bombeiros do Ceará se aposentaram em Fortaleza. Por conta das idades avançadas, os pastores-belgas Athos, de nove anos, e Uno, de oito, deixaram os postos em dezembro do ano passado e janeiro deste ano, respectivamente.

O rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, completou um ano neste sábado (25), deixando 259 mortes e 11 pessoas ainda desaparecidas. A operação de resgate é a maior da história no país e reuniu, ao longo dos 12 meses, cerca de 3,2 mil bombeiros e quase 70 animais. Em agosto do ano passado, o Corpo de Bombeiros do Ceará enviou bombeiros e cães farejadores para ajudar nas buscas.

De acordo com o subtenente J. Maria, tutor-condutor de Uno, com o passar dos anos, os cães vão perdendo a energia para continuar acompanhando os bombeiros em operações de salvamento. Após a aposentadoria, Athos passou a morar com seu tutor no quartel. Já Uno ficará à disposição do Corpo de Bombeiros para emergências ou situações que não exijam desgaste físico.

“O Uno vem morar comigo de vez. O Athos já está com o cabo Argeu, que é tutor-condutor dele. Quando eles (cães farejadores dos Bombeiros) se aposentam, a preferência é do tutor-condutor, porque é com quem eles passam mais tempo. Eles se apegam à gente, e a gente também se apega”, explicou.

 

Equipe do Corpo de Bombeiros do Ceará com os cães Sutão (labrador) e Athos (pastor-belga malinois). — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Ceará Equipe do Corpo de Bombeiros do Ceará com os cães Sutão (labrador) e Athos (pastor-belga malinois). — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Ceará

 

Os dois cães também participaram do resgate das vítimas do desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza, no dia 15 de outubro do ano passado. Nove pessoas que estavam no local morreram soterradas; outras sete foram resgatadas com vida sob os escombros. As investigações sobre as causas da queda ainda estão em andamento.

Além de Athos e Uno, os labradores Anne e Sutão também ajudaram equipes do Corpo de Bombeiros do Ceará nas operações de resgate em Brumadinho e no Edifício Andrea. No entanto, como ainda são jovens, continuarão na ativa.

*Com informações de G1 Ceará

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.