Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Após prisão, SAAE e secretaria de Cordeirópolis têm novos responsáveis

Medida decorre de prisão de agente político da Prefeitura em ação do Gaeco de Campinas


Por Redação Educadora Publicado 07/10/2019

A Prefeitura de Cordeirópolis informou na tarde desta segunda-feira (7) que o SAAE e a Secretaria de Serviços Públicos terão novos comandos a partir desta quarta-feira (8). A medida decorre da prisão de Luiz Carlos Borges Machado da Silva, que era o responsável pelas duas áreas. Ele e outros agentes públicos são investigados pelo Ministério Público.

Assume a presidência do SAAE o atual secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra; já a secretaria de Serviços Públicos será acumulada pelo secretário de governo, Nivaldo Menezes.

ENTENDA O CASO

Nesta manhã desta segunda-feira (7/10), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Macatuba deflagraram a Operação Apaniguados. O objetivo da operação é combater crimes de fraude a licitação, fraude a concurso público, falsidade ideológica e corrupção. As informações constam no site do Ministério Público (MP).

Segundo o apurado após mais de quatro meses de investigação, o grupo criminoso alvo da ação desta manhã era especializado em fraudar concursos públicos, especialmente de Consórcios Públicos.

Ainda de acordo com a investigação, havia a participação direta de agentes públicos no esquema criminoso, responsáveis pela indicação dos candidatos que foram favorecidos nos concursos fraudados. Apurou-se também que o grupo pagava propina a agente público envolvido nos crimes.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão em Campinas, Jaguariúna, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse, Cordeirópolis, Nova Odessa, Holambra, Macatuba e Votuporanga.

O secretário de Serviços Públicos de Cordeirópolis e presidente do SAAE, Luiz Carlos Borges Machado da Silva, foi um dos agentes públicos presos.

Luiz Carlos Borges Machado da Silva foi um dos alvos da operação

VEJA POSICIONAMENTO DA PREFEITURA DE CORDEIRÓPOLIS

[yotuwp type=”videos” id=”IUorQ1ej0zE” ]

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis esclarece que o Ministério Público realizou na manhã desta segunda-feira (07) uma operação a respeito de concursos públicos promovidos pelo Consab, consórcio público sediado em Cosmópolis, que presta serviços em nossa cidade desde a gestão anterior.

É importante destacar que a operação não envolve licitações feitas pelo SAAE ou pela Prefeitura. O secretário responsável pela gestão deste contrato acompanhou os trabalhos do GAECO e foi conduzido para à delegacia de Campinas, temporariamente, para prestar esclarecimentos.

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis faz questão de destacar que está a disposição da Justiça para contribuir com as investigações e por enquanto não tem como se manifestar de forma mais substancial pois ainda não teve acesso aos autos. Diante das circunstâncias, a administração pode vir a romper o contrato com a Consab, já que não compactua com qualquer tipo de irregularidade.

 

 

 

 

 

 

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.