Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

7 estações de metrô mais bonitas do mundo

A 4ª vai te surpreender pelos detalhes


Por Estadão Conteúdo Publicado 15/08/2019
Crédito: Steve Calcott/ Flickr

O metrô pode ser um dos melhores meios de locomoção quando se viaja para um país. Sua praticidade e velocidade facilitam a vida de todos os tipos de turistas. Mas sabia que muitos países tentam tornar as paradas um lugar ainda mais agradável para todos aqueles que a frequentam? Em diversos lugares as estações de metrô possuem decorações artísticas belíssimas.

Nós separamos algumas das mais bonitas do mundo para você conferir.

Solna Centrum, Estocolmo, Suécia

A capital da Suécia é uma referência quando o assunto é estações bonitas, já que possui mais de 90 estações decoradas com obras de arte. Entre elas, Solna é uma das que mais chama atenção. Inaugurada em 1975, sua decoração é feita, primariamente, com uma pintura em verde, que representa as florestas e vermelho alaranjado, retratando um entardecer.

A arte é assinada pelos artistas Karl-Olov Björk e Anders Åberg , que sentiram que poderiam fazer um pouco mais. Além de pintarem todo o ambiente, eles também representaram em forma de desenho alguns dos principais problemas da sociedade sueca nos anos 70, como o despovoamento do campo,o desmatamento e a preservação do meio ambiente, dando assim um significado muito mais profundo para a estação.

Toledo, Napoles, Itália

Assim como Estocolmo, Nápoles possui não só um transporte público eficiente, mas também muito bonito. Suas estações são verdadeiras obras primas, e melhor que você não precisa pagar para apreciar suas belezas, apenas se for de fato pegar um trem.

Crédito: Sònia Pereda on VisualHunt

A principal delas é a Toledo, considerada uma das mais bonitas do mundo. Foi projetada pelo espanhol Oscar Tusquets Blanca, e possui uma decoração de ladrilhos em tons de azul, que remetem aos céus, ao mar e a luz, além de mosaicos que fazem referência a São Gennaro, o padroeiro da cidade.

Sua principal obra é a Cratera de Luz, buraco de mais de 50 metros de profundidade que têm saída para a rua. A obra permite que a luz natural adentre a estação, fazendo um show de iluminação muito bonito e que atrai diversos turistas.

Arts Et Mérties, Paris, França

Sendo uma das mais diferentes da lista, a Arte Et Mérties combina muito com a atmosfera parisiense. Tendo uma decoração rústica, com temática steampunk, seu visual é todo feito com placas de bronze.

Crédito: Steve Calcott/Flickr

Ao entrar nela você vai se sentir como se estivesse dentro de um dos livros de Jules Verne, ou no filme de Martin Scorsese, “A Invenção de Hugo Cabret”. Sua ambientação é realmente algo fora do normal, e o mais legal é que a estação já foi criada com esse propósito de ser uma obra de arte. Em 1968, o político francês André Malraux teve a ideia de transformar as estações da cidade em obras de arte. A Art Et Mérties foi escolhida para homenagear o bicentenário do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios.

Estação de Westminster, Londres, Inglaterra

A estação de Westminster é uma das estações mais famosas de Londres. Muito utilizada por turistas, que usam ela para chegar aos principais pontos turísticos da capital inglesa, a sede do parlamento e o Big Ben, a estação também já é, por si só, uma atração à parte.

Projetada pelo arquiteto Michael Hopkins, o interior da estação possui uma decoração que mistura vigas enormes de aço inoxidável com concreto. Esse visual foi utilizado para resgatar a atmosfera industrial da Inglaterra, que é muito conhecida por ser berço da indústria no mundo.

Esração Formosa Boulevard, Kaohsiung, Taiwan

A estação possui esse nome em homenagem a maneira que Taiwan também foi popularmente chamada até o início do século passado, Ilha Formosa. Localizada na segunda maior cidade do país e por isso possui um grande fluxo de pessoas.

Crédito: roychung1993 on Visual hunt

Mas muitos dos que passam por lá, vão com um único objetivo: admirar a beleza da estação. Formosa Boulevard possui a maior arte pública de vitrais. Trata-se de uma enorme escultura circular,  com cerca de 30 metros de diâmetro. Projetada pelo artista Narcissus Quagliata, a obra de arte é composta por diversas peças de vidro que juntam formam um desenho que representa o ciclo de vida através de elementos da natureza, como a água, terra e a luz.

Estação Komsomolskaya, Moscou, Rússia

Se tem uma palavra que pode resumir o que são as estações em Moscou, essa palavra é: luxo. Todas elas possuem uma decoração que lembra verdadeiros salões de festas dos palácios da realeza. E a Komsomolskaya não fica para trás.

Crédito: Rosa Dik 009 — catching up ! on VisualHunt

Decorada com belíssimos lustres e com uma pintura barroca, a estação é uma herança do regime comunista da antiga União Soviética. Os metrôs foram uma das principais obras do governo soviético, por isso é comum vermos nas estações russas diversos símbolos e desenhos que remetem à época da URSS, e nessa estação não é diferente.

City Hall Station, Nova Iorque, EUA

Construída em 1904, essa estação é a mais antiga de Nova Iorque e possui um charme todo especial. Sua arquitetura leva o visitante de volta para o início dos século XX, com suas paredes de tijolos, seus grandes vitrais e seus grandes arcos. Uma curiosidade é que toda sua linha é uma grande curva, não tendo nenhuma reta, por isso ela também é conhecida como City Hall Loop.

Crédito: JoeInSouthernCA on VisualHunt 

Em 1945 ela foi desativada, pois ficou muito ultrapassada para os novos trens que estavam surgindo. Felizmente, a prefeitura da cidade abriu a estação para visitação, onde os turistas podem fazer um tour pela a história de Nova Iorque.

 

Por: Lugares pelo mundo

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.