Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por que praticar Ginástica Rítmica? Conheça os seus benefícios

Esporte é recomendado desde a primeira infância


Por Nani Camargo Publicado 23/05/2019
Divulgação

Você já ouviu falar da Ginástica Rítmica? Essa modalidade fica em evidência geralmente em época de Jogos Olímpicos. Mas a prática desse esporte pode ser a atividade física que você estava procurando!

O QUE É GINÁSTICA RÍTMICA

A sua principal característica é a reunião de elementos da Ginástica Artística com balé, dança e o uso de acessórios como fitas, maças, arcos e bolas. A Ginástica Rítmica, como o próprio nome diz, tem como objetivo praticar e provocar a expressão corporal por meio de movimentos harmônicos e sincronizados com uma música e com os aparelhos, formando assim o ritmo.

Atualmente é praticada competitivamente apenas por mulheres, mas no Japão ainda há homens que realizam atividades relacionadas a esse esporte. A Ginástica Rítmica pode ser praticada desde cedo, sendo recomendada a partir dos seis anos de idade.

BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA RÍTMICA

Praticar Ginástica Rítmica pode trazer várias vantagens para o corpo e para a saúde. Confira os benefícios que listamos para você começar agora mesmo esse esporte:

Esporte desde cedo

Um dos benefícios da Ginástica Rítmica é a recomendação de começar desde a primeira infância. Entre quatro e seis anos de idade, a criança já consegue entender os movimentos, desenvolve o seu raciocínio e estimula a coordenação motora para realizar essa modalidade

Coordenação motora e controle corporal

A Ginástica Rítmica é excelente para a melhoria do controle corporal e do equilíbrio, afinal de contas essas são duas características importantes para ter sucesso nesse esporte. Conforme as aulas e a prática, a capacidade de controlar os movimentos do corpo e se adequar ao ritmo desejado fazem com que seja possível melhorar a capacidade de coordenação motora e consciência corporal.

Fortalece os músculos

O esforço para realizar os movimentos da Ginástica Rítmica exige mais dos músculos, fazendo que sejam mais bem trabalhados, aumentando a resistência e força corporal. Então, conforme a prática vai acontecendo, o fortalecimento muscular também surge como benefício.

Ajuda a relaxar

Muitas vezes os pais encontram na Ginástica Rítmica uma boa chance de controlar e trabalhar a agitação das crianças. Meninas muito hiperativas durante a infância conseguem relaxar e melhorar a sua concentração praticando a modalidade.

Melhora a confiança

Como a Ginástica Rítmica é um esporte onde é necessário executar movimentos com precisão, apenas com muito treino as habilidades vão melhorar. Isso é ótimo para melhorar a perseverança, a busca pela superação e também autoestima e confiança em seu próprio potencial.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.