25 de maio de 2020

Presidente da Inter de Limeira diz que recursos reservados para o segundo semestre já foram usados

Informação foi divulgada em comunicado direcionado ao torcedor leonino e publicado no site oficial do clube


Por Danilo Janine Publicado 02/05/2020
De virada, Inter de Limeira bate Ponte Preta com dois gols de Murilo Rangel
Foto: Roberto Gardinalli

O presidente da Internacional de Limeira, Lucas D’ Andréa Balistiero, informou em comunicado direcionado ao torcedor leonino, que os recursos que o Departamento de Futebol do clube havia reservado para o segundo semestre de 2020 já foram usados.

Na carta, o dirigente explica que a diretoria do Leão segue trabalhando para que todos os compromissos financeiros assumidos sejam honrados e para que os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus sejam os menores possíveis.

“Havíamos feito uma programação de recursos para uso no segundo semestre que, infelizmente, já foram utilizados, mas com o prosseguimento da competição acreditamos que a cota federativa será paga, ainda sem data, o que nos permitirá negociar extensão de contratos, mesmo que com valores inferiores, já que o campeonato ‘se prolongou’”, diz trecho do comunicado.

Conforme tem mostrado a Educadora, A Federação Paulista de Futebol prometeu que o Paulistão 2020 será decidido dentro de campo e que o torneio deve ser retomado com portões fechados.

Confira abaixo na íntegra a carta publicada pelo presidente da Internacional de Limeira.

É com muita satisfação que estamos publicando nosso segundo comunicado direcionado a toda comunidade. A primeira “Palavra do Presidente” está disponível no boletim “Leão News”.

Estamos vivendo um momento único e especial na história recente da humanidade. A pandemia de Covid-19 vem impactando a vida de todos, sem exceção, e a cada dia estamos aprendendo a lidar com esse grande desafio, primeiramente na área da saúde e, como consequência, na economia. Portanto, não há dúvidas que sairemos diferentes desse momento.

No final de 2019, especificamente, no mês de novembro, apresentamos ao Conselho Deliberativo nosso orçamento para 2020. Apesar de extremamente responsável, já havia riscos de déficit financeiro, principalmente, devido ao impacto de pagamento de passivos e um segundo semestre mais desafiador.

Essa gestão responsável também nos colocou um grande desafio de formar um elenco competitivo, principalmente, após 14 anos fora da elite do futebol paulista. Além de todo esse cenário inicial já bem desafiador, no meio de todo o processo, fomos “atingidos” pela presente pandemia, iniciando um doloroso processo de crise sanitária e econômica, o que obviamente vem impactando diretamente a Internacional, tanto no campo desportivo, como de gestão.

Dentro de campo estávamos tendo um desempenho muito positivo, levando em consideração todas as nossas dificuldades, nosso time é uma equipe competitiva, fizemos grandes jogos, como contra o Red Bull Bragantino, Corinthians, Ponte Preta e Palmeiras. Também tivemos partidas com “meio tempo” de grande intensidade, como Santo André e Água Santa, mas sabemos que em alguns momentos poderíamos ter tido um desempenho melhor, e isso é de comum acordo entre todos nós que atuamos no clube.

Mas, o mais importante, foi que até agora o nosso time demonstrou alta capacidade de reverter situações dolorosas. Mostramos um time com personalidade e profissionais altamente comprometidos com o projeto e perfil de trabalho que estamos construindo, e isso no enche de orgulho e satisfação, mesmo ainda em processo inicial de trabalho.

Notamos isso com uma torcida muito participativa e grandes festas, tanto em Limeira, como o memorável jogo na Arena Itaquera. De acordo com o que estamos discutindo com a Federação Paulista de Futebol, a competição será encerrada dentro de campo, mas ainda sem prazo, o que torna o processo ainda mais difícil.

Por hora, o nosso trabalho é  para que tenhamos sucesso em honrar com todos os compromissos assumidos, além de manter essa competitividade que tivemos até então. Posso garantir que estamos no caminho certo, apesar de todos os riscos.

Além do profissional, as categorias de base também tiveram suas competições canceladas temporariamente, e essa decisão impactou o nosso projeto de reestruturação das categorias, como o trabalho de captação da Lei Estadual para formação de jovens e crianças até o Sub-14. Por outro lado, o Projeto de Captação de Lei Federal que será para alta performance está a todo vapor, com as documentações para sua aprovação.

No que tange a gestão extracampo, seguimos trabalhando forte para que o lado financeiro seja o menos impactado possível. Havíamos feito uma programação de recursos para uso no segundo semestre que, infelizmente, já foram utilizados, mas com o prosseguimento da competição acreditamos que a Cota Federativa será paga, ainda sem data, o que nos permitirá negociar extensão de contratos, mesmo que com valores inferiores, já que o campeonato “se prolongou”.

Com a paralisação, as receitas caíram, como é o caso da bilheteria. Nossos parceiros e patrocinadores também estão sendo impactados, por isso gostaria de agradecer pela confiança de todos: Construjá, Unimed, Ares, Grupo Engep, Mahle, Shopping Nações, CCS, Infinity Pharma, Ajinomoto, Helpmovel, Krona, Covabra, Sorvetes Sander, Dubal, VetPet, Siccob, Tintas Rosada/Sherwin-Williams, R. Maluf Engenharia, Açai da Barra, Albero, D7M, Life Circo, Fogos Nielsen, Estação saúde, Pro Fratura, diretoria, conselho deliberativo, torcedores, organizações da sociedade civil e o poder público.

Apesar de toda incerteza, estamos criando cenários para a sequência do ano de 2020, tanto em âmbito desportivo profissional e amador, como gestão financeira/administrativa. Já solicitamos ao Conselho Deliberativo uma reunião extraordinária, onde devido à covid-19 está sendo estudada a melhor data para prestação de contas do primeiro trimestre de 2020 e atualização do orçamento para a sequência do ano.

Seguimos confiantes que, com a união de todos, iremos superar todos os desafios que teremos pela frente, principalmente, tendo ao lado diretores, profissionais, parceiros, conselheiros e torcedores que trabalham única e exclusivamente em prol da instituição INTERNACIONAL DE LIMEIRA!!!

Um abraço fraternal a todos! E nos veremos brevemente!

Lucas D’Andréa Balistiero

Presidente da Diretoria Executiva