Milton Jung e Sergio Lerrer palestram para vereadores e assessores

Jornalistas ministraram curso voltado à comunicação legislativa


POLÍTICA
Por Bruno Bortolan
Quinta, 29 de junho de 2017 às 11:11
Milton Jung e Sergio Lerrer. Grandes nomes do jornalismo brasileiro, eles foram os responsáveis por ministrar a capacitação “Comunicar para Legislar” para vereadores e assessores parlamentares. Estudantes e profissionais da área também acompanharam a palestra, que ocorreu nesta terça-feira, 27 de junho, no Plenário da Câmara Municipal. O presidente da Casa, Zé da Mix (PSD), agradeceu a presença dos jornalistas. “É um prazer trazer duas pessoas que dispensam comentários e que com certeza tem muito a acrescentar”, disse. Outros vereadores também estiveram presentes. O Executivo foi representado pelo secretário de Comunicação Social, Antônio Peres. Comunicação Legislativa

O âncora do jornalismo nacional da rádio CBN, Milton Jung, começou falando sobre o papel das redes sociais na vida das pessoas e, em especial, para os vereadores e como utilizar essas redes a favor deles. Jung também falou da importância da comunicação dentro do Poder Legislativo e como levar a informação à população. Ele frisa que o desafio é despertar interesse do público. “Comunicação não é o que eu digo, é o que você entende. Por isso, sejam simples, diretos e objetivos na forma de se comunicar. Esse é o mantra da boa comunicação.” Segundo o jornalista, a forma como a mensagem é levada ao interlocutor é primordial para prender o interesse dele. Uma forma de aproximar a população e o vereador, segundo Jung, foi o que o motivou a idealizar o projeto “Adote um Vereador”, já que o papel do parlamentar é voltado para a população. “Além de votar projetos de lei que impactam nossa vida, o vereador faz isso com o nosso dinheiro”, disse. “A ideia do projeto é: fiscalize, controle, monitore e espalhe essa informação para as outras pessoas.”

Já Sergio Ferrer, gestor de comunicação e publisher do portal Pro Legislativo, trouxe para o foco a comunicação legislativa e sua independência, além de debater como trabalhar isso nas Câmaras Municipais do Brasil. Segundo Ferrer, novas leis surgiram à modo de dar mais transparência para o poder público, como a Lei de Acesso à Informação. Ele falou do conceito do Legislativo 24h, que é uma consequência da sociedade digital. “O mandato do vereador será exercido 24h por dia, não apenas quando o agente político acredita que está exercendo ele”, disse. Isso tudo, segundo ele, com auxílio das novas tecnologias, sabendo como usá-las, sempre a favor da população. “É fundamental criar uma comunicação legislativa própria.”

Transamérica Esportes

Futebol Educadora